Ética e moral - procurando os conceitos - por Cíntia Reis

“Os conceitos de ética e de moral derivados da palavra grega ethos e da palavra latina mores, designam ambas, genericamente, os comportamentos habituais ou custumes.”14.
A citação espelha dois conceitos oriundos da filosofia que reflectem os comportamentos dos indivíduos. Se há filósofos que encaram estes dois conceitos como sinónimos, outros, como o filósofo espanhol Fernando Savater, afirmam: “Embora eu use as palavras «moral» e «ética» como equivalentes, de um ponto de vista técnico (…) elas não significam o mesmo.”15. E o filósofo acrescenta: “ «Moral» é o conjunto de condutas e normas que tu, eu e alguns dos que nos rodeiam costumamos aceitar como válidas; «ética» é a reflexão sobre o porquê sobre o porquê de as considerarmos válidas (…) ”15. A ética vai questionar o “porquê” dessa "validação" e igualmente o “porquê” de serem consideradas "normais" e aceitáveis pela sociedade.
A ética apresenta o princípio, “A vida humana tem um valor incalculável”15; a norma moral responde: “não se deve matar” 15.
Segundo Denise Silva Costa, “ (…) Moral é a moral prática, é a pratica moral. É moral vivida, são os problemas morais. (…) O problema moral corresponde a singularidade do caso daquela situação, é sempre um problema prático-moral.”16, esta citação exprime a moral (tendo em conta que já foi referido anteriormente que são comportamentos do agente da acção), como atitudes e comportamentos orientados pela norma e intenção, como os autores referiram, “é a prática da moral”16. “Os problemas éticos são caracterizados pelas generalidades, são problemas teórico-éticos"16. Contrariamente à moral (a prática), a ética é de ordem teórica, são reflexões das atitudes da moral, onde os problemas se vão estender pelos fundamentos lógicos da acção. 
Lahr afirma, “A moral é a ciência das leis ideais que dirigem as ações humanas, e a arte de as aplicar corretamente às diversas situações da vida.”17
Complementando ainda a informação, “ A ética é uma reflexão sobre: a) os fundamentos ou os princípios que justificam a constituição das normas (…). A moral designa o conjunto das normas obrigatórias (imperativos e interditos) estabelecido no interior de um grupo, sociedade ou cultura (…) ”14. Esta citação apresenta-se como “espelho” do dito anteriormente, com a particularidade de envolver enfaticamente as normas e a ligação à sociedade onde nos encontramos. Assim a ética apresenta-se como um conceito universal. Tal como diz o filósofo australiano Peter Singer, “ A ética adota um ponto de vista universal (…). A ética exige que nos abstraiamos do «eu» e do «tu» e que cheguemos à lei universal (…) ”15.
Leonardo Boff insiste, “ (…) «essa pessoa não possui ética»? (…) «essa pessoa não possui princípios? (…)» (…) «essa pessoa não possui virtudes? (…)» ”15. L. Boff pretende mostrar que uma pessoa não portadora de ética, não possuiria a capacidade de reflectir sobre os seus actos, não agiria nesta lógica. O mesmo se passa numa pessoa não portadora de moral, que não contém princípios que orientem no concreto do mundo as suas acções.
A moral e a ética não são sinónimos, mas estão integralmente ligadas, num "reino de fins".

Cíntia Reis, Será o aborto eticamente aceitável?, pg.14-16, AEAAV, 2013

14- Alves, Fátima et al. – minidicionário Pensar Azul Filosofia – 10ºano. Lisboa: Texto Editores, 1ª edição, 2007;
15- Alves, Fátima et al. – Pensar Azul Filosofia – 10ºano. Lisboa: Texto Editores, 1ª edição, 2007;