Pistas para ajudar a descobrir a vocação

Descanse
Ter uma rotina acelerada não é exatamente um cenário que lhe permita identificar as atividades que o inspiram, afinal executando um projeto atrás do outro no trabalho, não lhe sobra muito tempo para que tenha hobbies, por exemplo, e reflitir se pode iniciar uma nova carreira. Portanto, reserve algum tempo na sua vida para fazer atividades que realmente lhe dão prazer. Além de tornar a sua mente e o seu corpo mais saudáveis, estará mais relaxado e, consequentemente, mais propenso a observar oportunidades de mercado que os seus hobbies lhe podem trazer.

Arrisque
Supondo que você identificou em si mesmo cinco interesses diferentes da sua carreira, o que fazer com essa informação? Simples: coloque-a em prática! Por exemplo, se descobriu que adora ler sobre arte, por que não fazer um curso para aprender mais sobre o assunto e testar se esta área realmente se encaixa no seu perfil? Só experimentando um pouco de cada atividade é que conseguirá perceber qual é a sua vocação.

Converse com as pessoas da área
Se constatou que sim, que estudar arte é algo que adora e, por isso, seria um sonho tornar este hobbie numa profissão. Isto é suficiente para que peça demissão e comece uma nova carreira? Talvez, mas antes de tomar qualquer decisão deve conversar com as pessoas que vivem o dia-a-dia da área, porque assim conseguirá descobrir os pontos positivos e negativos da profissão e, portanto, conseguirá pensar no que vale mais a pena: manter um hobbie ou transformá-lo numa carreira.

Não se deixe abalar pelo receio de falhar
Não há como negar que começar uma nova carreira exige muita coragem do profissional, afinal ele deixará uma posição estável dentro de uma empresa para se arriscar numa aventura que pode dar certo ou então não ter o resultado esperado. Entretanto, saiba que a dificuldade e o medo não devem ser motivos para desistir. Qualquer pessoa teme o fracasso, inclusive os profissionais bem-sucedidos! O que os colocou nesta posição de destaque foi o facto usarem este medo como motivador para conseguir atingir os seus objetivos. Portanto, se acredita na sua vocação, agarre a oportunidade e lute por ela.
in noticias.universia.pt