Texto argumentativo - Anna Lavrenko

Aqui está um texto para ler. Não fiz qualquer alteração ou retoque; está como chegou.

Todos nós já nos interrogamos da utilidade da escola, é verdade que surgem inúmeras de respostas diferenciadas, mas certamente há uma em comum: a escola proporciona um futuro melhor. E quem é que não o deseja? Não tenhamos dúvidas quanto a isto, a importância desta abrange muitos aspectos, estes quais que por vezes nem nos lembramos, mas indirecta ou directamente deixa sempre a sua marca.

É certo que todos nós concordamos que a aquisição de conhecimento é de veras importante para o nosso desenvolvimento. No nosso dia-a-dia lidamos com várias situações, onde por vezes nos sentimos embaraçados por não saber se é certo aquilo que nos dizem, se estamos a ser enganados… Ouvimos notícias de ter acontecido isto ou aquilo, mas será que não há aspectos que são escondidos ou será que nós temos de aceitar aquilo que nos dizem sem procurar mais informação sobre a sua validade. Na escola temos oportunidade de com mais facilidade termos acesso a diferentes tipos de informação. Porém a escola não é só teoria, exercita-se a parte prática, porque a diferença está em saber aplicar os conhecimentos. Podemos optar por um curso profissional, para além de acabarmos o 12º ano, ficamos com um curso feito. Isto proporciona-nos empregos melhores com ordenados maiores.
“Ter a escola feita” é sempre bem visto na sociedade. Cada vez se dá mais importância ao desenvolvimento da aprendizagem e a escola é um meio fundamental para tal. Esta também tem de ser vista, não só a nível profissional, mas social também. Pois nesta convivemos com inúmeras de pessoas, com personalidades e culturas diferentes que só nos enriquecem como pessoas. Todos nós somos seres sociáveis, temos a necessidade de conhecer pessoas novas e a escola é um meio para tal. Através desta há também a passibilidade de conhecer novas terras, novas actividades e espaços culturais. Dá-nos a oportunidade de ver “novos mundos” com “outros olhos”.
A escola não se limita só pelas aulas, já que se preocupa com o nosso crescimento e bem-estar, desenvolve actividades de lazer e de desporto com varias modalidades que poderás frequentar dependentemente dos teus gostos. Dispõem de uma cantina e de um bar onde poderás usufruir de refeições saudáveis e com um acompanhamento nutricional, a um baixo custo.
Tendo em conta estes e outros aspectos, é real que não é só uma instituição de ensino mas também um lugar de convívio. Para além da matéria propriamente dita, aprendemos mil e uma coisa útil não só para o nosso presente mas indispensável para o futuro. A escola é uma passagem das nossas vidas, onde ganhamos experiência. Assim nada melhor que aproveitar os tempos de estudante, pois a vida de trabalhador é sem dúvida muito mais exigente e complicada e a escola é uma ajuda, não só mas também, para nos preparamos para a vida lá fora.

Anna Lavrenko