Texto argumentativo - Jessica Ferreira

PÚBLICO-ALVO: Crianças marginais que vivem em bairros sociais.


TEMA: A Escola

TESE: A Escola proporciona um futuro melhor!

ARGUMENTOS:

1º A Escola proporciona empregos com ordenados maiores.
2º Quem frequenta a escola é mais respeitado pelos outros.
3º Quem vai à escola tem um melhor emprego.
4º Na Escola conhecemos pessoas novas.
5º Na Escola passeamos com alguma frequência.

O trabalho segue tal como o recebi:


TEXTO ARGUMENTATIVO:


Todos nós desejamos ser alguém no futuro, isto é, concretizar objectivos. E mesmo aqueles que não os têm, sonham vir a ser qualquer coisa, mesmo que seja não serem nada! A ideia de futuro, para aqueles que nele pensam, é um pouco assustadora. Quando somos mais novos queremos é brincar, divertirmo-nos, jogar à bola ou aos 'pais e filhos'. Na adolescência (ui, que fase complicada!), queremos é namorados/as, festas e alguns lá vão pensando nos estudos (no geral, muito poucos). Mas chega a uma fase em que paramos e pensamos: Mas que raio é que vou eu fazer agora? Pois muito bem, é nessa altura que começamos a olhar para trás para tentar andar para a frente. Mas atenção, a ideia de um futuro melhor é variável para cada um de nós mas, no fim, a conclusão é sempre a mesma: queremos sempre ser, ter e fazer o melhor que pudermos!
É aqui que surge a importância da escola, da aprendizagem e da nossa evolução como pessoas em todos os níveis! Ninguém nasceu ensinado, mas todos têm o direito e a capacidade de conseguir o máximo de cada um. A Escola, essa palavra negra de que todos fogem, é o passaporte para, mais tarde, conseguir um óptimo ordenado! A Escola dá-te mais formação, aumenta o teu conhecimento, que ficará cada vez mais completo e ajudar-te-á a adquirires todas as qualidades necessárias que te serão exigidas na difícil busca de um bom emprego. O ordenado, esse vem por acréscimo, pois será adaptado às tuas aptidões e ao cargo que desempenhares, por isso, quanto melhor ele for, maior será o ordenado!
Por outro lado, tem-se o estatuto social (que grande palavrão!), este será o respeito que as pessoas terão por ti. Se foste uma pessoa que frequentou a escola, aumentou e melhorou o seu conhecimento, consegui um bom emprego e tem um óptimo ordenado, terás o respeito máximo de todos e um elevado estatuto social, o que trará uma enorme qualidade de vida!
Embora tudo isto seja verdade, ainda falta uma coisa. Sim, eu sei, lá vem a escola outra vez. Claro! Para teres tudo isto, tens que conseguir ganhar a confiança das pessoas e, para tal, é necessário conhecê-los. A Escola é o primeiro sítio onde poderás praticar isso. Há muitos mais alunos como tu, passarão por lá imensas pessoas que te darão a oportunidade de as conheceres e, quem sabe, ficar seu amigo. Isso vai tornar-te mais extrovertido/a, seguro/a e aumentará o teu grupo de amigos.
Mas se pensaste que era apenas isto, enganas-te! A Escola vai fazer-te conhecer novos sítios! Parece mentira, não? Mas não é. Se frequentares um estabelecimento de ensino, vais poder fazer visitas de estudo, que não são até ao outro lado da rua! Vais poder sair algumas vezes, observar novas cidades, conhecer ainda mais pessoas, aprender ainda mais coisas e passar um dia, ou mais, fora de casa. Parece-te interessante? Claro que sim.
Em conclusão, se realmente queres um futuro melhor com um bom emprego, um ordenado elevado, o respeito das pessoas e passar bons momentos, basta ires à escola. Ela encarregar-se-á de te ajudar a ter tudo o que sempre sonhaste!

Jessica, nº 05, 11ºD