Texto argumentativo - José Ricardo

Aqui está um texto sem qualquer alteração:

Ninguém escolhe o seu futuro, mas todos desejamos ter uma vida boa e sucesso. Desejamos ter uma casa, um emprego, um carro e uma família. Tudo isto está ao alcance de qualquer pessoa, basta tomar a decisão mais acertada. Ir à escola.

Como é de conhecimento geral, muitas vezes observado no nosso dia-a-dia, a escola proporciona um futuro melhor.
Cada vez mais, na nossa sociedade, as pessoas frequentam a escola e todos os dias diminui o número de pessoas que não sabem ler nem escrever. A escola é a base para qualquer futuro. Com a nova lei que está a ser colocada em vigor todos vão ser obrigados a andar na escola até ao 12º ano. Acredito que muitos de vós não estejam de acordo com esta nova lei, mas eu estou a favor. Vejamos, vocês não querem ter uma vida socialmente estável, ter telemóveis modernos, ter um bom emprego com um bom ordenado? Acreditem, se forem à escola tudo isso é possível. Já Albert Einstein, físico alemão, uma vez disse “O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”, com esta afirmação podemos tirar uma breve conclusão que não se obtém nada sem trabalho, trabalho esse que passa pela escola.
Sei que vocês, caros leitores, não frequentam a escola, contudo tenho a dizer-vos que a escola não é só estudar e ir às aulas. Na escola vocês conhecem pessoas novas e simpáticas. Há imensas actividades para ocupar os tempos livres, caso vocês estejam interessados. Com alguma frequência há visitas de estudo que permitem conhecer novos sítios e passear. E todos sabem que hoje em dia quem frequenta a escola tem mais possibilidades de arranjar um emprego melhor e com ordenados mais elevados. Consequentemente a comunidade em geral é mais respeitadora para as pessoas com habilitações.
Para finalizar, eu próprio cheguei a desistir da escola durante dois anos, mas voltei porque me mostraram todos estes lados positivos da escola e hoje considero-me feliz e com expectativas elevadas de vir a ter um futuro promissor. E, se me permitem, vocês vão continuar sem ir à escola abdicando de todas estas regalias que vos oferecem para o futuro? Se não aproveitarem a culpa será toda vossa porque neste momento ficaram com toda a informação necessária para decidirem ter um futuro melhor ou não.
Espero amanhã chegar à escola e ver com satisfação o vosso nome na lista de alunos e vocês na primeira fila de mesas da sala de aula. Cada vez há mais possibilidades de terem um futuro melhor, ir à escola é um óptimo começo.

José Ricardo