Epistemologia - Definição e abordagem inicial

Do grego epistéme, ou seja, "ciência" ou "conhecimento", e logos , que significa "discurso". Epistemologia é o estudo crítico das ciências, com o objectivo de determinar a sua origem lógica e o seu valor. É a teoria do conhecimento e da sua validade.
A epistemologia, ou filosofia da ciência, é a disciplina que examina os problemas relativos ao significado da ciência, à sua estrutura e ao seu papel. Num sentido mais actual e restritivo, é a doutrina dos fundamentos e métodos do conhecimento científico.
Consiste no estudo filosófico de uma ciência particular, a análise do "espírito científico" e sinónimo de "teoria do conhecimento".
A palavra epistemologia designa pesquisas de natureza diversa, tentando, no entanto, todas responder à questão "O que é a ciência?", colocando particularmente a questão das relações entre a ciência e as formas não científicas do saber.
Ao procurar definir as condições de formação do espírito científico, Bachelard apresenta a ciência como um trabalho de ruptura face a representações, hábitos de pensamento, conhecimentos não criticados, a que ele chama obstáculos epistemológicos
Em sentido lato, pode-se dizer que é a análise ou estudo dos processos evolutivos gerais do conhecimento.
O desenvolvimento da epistemologia está associado ao progresso científico do século XIX. Nessa altura, emergiu a necessidade de existência de disciplinas que tomavam directamente como objecto de estudo a ciência.
Algumas das questões fundamentais que a epistemologia coloca são a de origem do conhecimento, a do lugar da experiência e da razão na génese do conhecimento e a da relação entre o conhecimento e a certeza.
Para Piaget, o problema central da epistemologia é estabelecer se o conhecimento se reduz a um puro registo pelo sujeito de dados já organizados independentemente dele no mundo exterior ou se o sujeito intervém activamente no conhecimento e na organização dos objectos.

in: http://www.infopedia.pt/$epistemologia