Surrealismo em fotografia - Ben Goossens Photography

O surrealismo é por excelência a corrente artística da representação do "irracional" e do "subconsciente". As suas origens devem procurar-se no dadaísmo e na pintura metafísica de Giorgio De Chirico.
A publicação do Manifesto do Surrealismo, assinado por André Breton em Outubro de 1924, marcou o nascimento do movimento. Propõe-se aí a recuperação dos sentimentos humanos e do instinto como ponto de partida para uma nova linguagem artística. Para isso é preciso que o homem tenha uma visão totalmente introspectiva de si mesmo e aí encontre a ponte do espírito onde a realidade interna e externa são percebidas.
A livre associação e a análise dos sonhos, ambos técnicas do método da psicanálise freudiana, transformaram-se nos procedimentos básicos do surrealismo, embora aplicados a seu modo. Por meio do automatismo, ou seja, qualquer forma de expressão em que a mente não exerça nenhum tipo de controlo, os surrealistas tentam captar, seja por meio de formas abstratas ou figurativas simbólicas, as imagens da realidade mais profunda do ser humano: o "subconsciente".