Pensar é dizer não!

"Pensar é dizer não. Notai que o sinal do sim é próprio do homem que se deixa adormecer; ao contrário, o
homem que desperta agita a cabeça e diz não. Não a quê? Ao mundo? Ao tirano? Ao pregador? Só aparentemente. Em todo o caso, é a si próprio que o pensamento diz não. Ele quebra a concordância repousante. Separa-se de si mesmo. Combate contra si mesmo.(...) É por eu consentir, por não procurar outra coisa, que o mundo me engana com as suas perspectivas, o seu nevoeiro, a sua confusão. E o que faz com que o tirano seja meu mestre é o facto de eu o respeitar em vez de o examinar. Mesmo uma doutrina verdadeira se torna falsa com esta sonolência. É por acreditarem que os homens são escravos. Reflectir é negar o que se crê. Quem acredita nem sequer sabe aquilo em que crê. Quem se satisfaz com o seu pensamento não pensa em mais nada.(...) Que é que eu vejo quando abro os olhos? Que é que eu veria se acreditasse em tudo? Uma confusão ,um painel incompreensível. É ao interrogar as coisas que eu as vejo.(...) Toda a religião é verdadeira, tal como a primeira visão do mundo. Não é assim que eu avanço, mas antes, a dizer não aos sinais. Não há outra forma de compreender. Ora, esfregar os olhos e perscrutar sinais é vigiar, é pensar. Tudo o mais é dormir. Há que ultrapassar as aparências.(...) Há que compreender o que é sempre dizer não. Não, tu não és aquilo que pareces. É assim que o astrónomo se dirige ao Sol, tal como os homens às imagens reflectidas na água."
Alain, Libres Propos