Apontamento de vocabulário técnico: Validade e Verdade

A propósito da linguagem usada na aula de hoje, e sistematizando o que foi explicado, aqui fica um apontamento que deverão ter em conta aquando do uso dos conceitos de Verdade e Validade:  a Verdade e a Falsidade são "valores lógicos", e devem ser considerados apenas a nível de juízos e proposições (ex. uma frase simples). O valor que atribuímos resulta do facto do conteúdo ser verificado ou não na realidade; isto é, se a proposição coincidir com a realidade, então é considerada verdadeira; se a proposição não se verificar no "real", é considerada falsa.
A Validade usa-se  nos argumentos e raciocínios (apresentam um maior grau de complexidade e nem sempre a verdade aí se apresenta evidente). Um raciocínio é considerado Válido, se a ligação entre as proposições estiver devidamente encadeada, se obedecer a regras próprias da sua natureza, caso contrário (se a ligação entre as proposições não estiver devidamente organizada), o raciocínio é considerado Inválido.
Neste momento interessam-nos estes dois aspectos "das linguagens", mais tarde, no 11º ano e na parte da lógica, apenas irá interessar o aspecto "formal" dos argumentos, ou seja avaliaremos a "forma" independentemente do seu conteúdo (matéria).
F.Lopes