Da "utilidade" da filosofia

Aqui está um texto a defender a "utilidade" da filosofia. A argumentação parece sólida embora possa ser contestada... era interessante que nas próximas aulas nascesse um debate sobre este assunto. Pensem nisso e depois falamos...
"Nunca lidei bem com o facto de haver pessoas que desistem antes de tentar. Que dizem que não gostam de algo sem experimentar. Que dizem o não antes de um talvez.
O mesmo se passa com a Filosofia. Desistem dela antes de a tentar conhecer, afirmam não gostar sem a tentar saborear e o não surge rapidamente.
Pois bem, estão errados ao agir assim. Mas quem sou eu para afirmar que estão errados? Sou uma pessoa que tentou, experimentou e… gostou!
De facto, a Filosofia é tão útil como uma troca de ideias. Enriquece qualquer um, sem empobrecer ninguém. Com ela a nossa vida muda. Acreditem que muda mesmo. Passamos a defender melhor os nossos pontos de vista, tomamos consciência de que nem sempre temos razão e aprendemos a aceitar outros lados da questão que, se calhar sem a Filosofia, jamais descobriríamos.
Esta ferramenta (sim, ela é mesmo uma ferramenta) é muito importante, pois procura entender a realidade e dar soluções para os diferentes problemas que nos surgem diariamente.
Muitas vezes surgem determinadas ideias que parecem não ter utilidade prática, mas que passado um tempo e com os problemas que surgem estas adquirem utilidade, como foi o caso da lógica: antes parecia inútil, mas foi através dela que hoje temos acesso aos computadores.
É através da Filosofia que nós tomamos melhores decisões, pois esta ajuda- -nos a pensar e a reflectir sobre a nossa vida. A Filosofia auxilia-nos para que possamos distinguir o que está certo do que está errado, permitindo-nos assim, cometer menos erros.
Através da Filosofia podemos ainda argumentar e defender as nossas crenças e convicções com maior fundamento.
Com ela, tornamo-nos seres mais inquietos, questionamos tudo à nossa volta, passamos a duvidar, em vez de assimilar sem pensar.
Eu penso que a Filosofia é a “chave” para nós vivermos melhor em sociedade e com a vida. E vocês… estão de acordo?"
Mariana Ventura Norte