Algumas disciplinas da Filosofia...

Antropologia
Reflexão sobre a natureza do Homem, o que o distingue das outras espécies de animais, o sentido da sua existência, etc. Questões : o que é o homem ?

Epistemologia
Reflexão sobre o conhecimento científico (princípios, métodos, modelos, conceitos, etc). Questões: o que é a verdade ? As verdades científicas são infalíveis ? Qual o papel do erro na ciência? 

Estética
Reflexão o belo e as formas da sua representação nas artes e na natureza, procurando estabelecer um conjunto de critérios para avaliação das obras de arte. Questões: o que é a arte ? O que é o belo ? Como é que um objecto se torna uma obra de arte ? Como podemos avaliar uma obra de arte ? Com que critérios ? A arte tem alguma utilidade ? Qual ?

Ética
Reflexão sobre as atitudes e a actuação dos homens, tendo em vista estabelecer um conjunto de princípios e valores universais orientadores da acção que possam proporcionar uma convivência mais justa e pacifica. Questões: podemos estabelecer padrões morais únicos para todos os homens ? O que é o bem ? Quando é que uma acção pode ser considerada moralmente boa ? Qual o fundamento dos Direitos Humanos ? É legitima a pena de morte ?

Filosofia da Linguagem
Reflexão sobre a origem, a evolução, significado e função da linguagem. Outra disciplina filosófica nesta área: filosofia da comunicação. Questões: como se relaciona a linguagem com o mundo? De que modo a linguagem se relaciona com a mente? Como se constitui o significado das frases? O que se pode fazer com a linguagem? Qual a importância da linguagem no processo da nossa constituição enquanto seres humanos?

Filosofia Política
Reflexão sobre a a constituição, função e sentido do Estado e da sociedade. Outras disciplinas filosóficas que existem nesta área: filosofia social, filosofia do direito e filosofia da história. Questões: o que é o Estado ? O que se entende por Bem Comum ? Quais os limites do poder político ?

Filosofia da Religião
Reflexão sobre a relação do homem com o sagrado (sobrenatural, transcendente, etc). Questões: Deus existe ? A fé deve ou não discutir-se ? O que significa ser religioso?

Lógica
Estuda e determina as leis do pensamento válido. Questões: qual a validade de um raciocínio ? Quais as condições de um pensamento válido ?

Ontologia e metafísica
Reflexão sobre o Ser, as causas e primeiros princípios. Questões: o que é ser? Qual a origem do Ser? Como se caracteriza ? Que é a realidade ?

Teoria do Conhecimento
Reflexão sobre o conhecimento (origem, possibilidade, formas, etc). Questões: qual a origem das nossas ideias ? Podemos conhecer tudo o que existe ?
(adaptado - a.filosofia.no.sapo.pt)