Exposição "O corpo Humano"

Na Alfândega do Porto está patente a exposição "O Corpo Humano como nunca o viu...". Trata-se da edição portuguesa de "Bodies Reveled", que já passou por cidades como Nova Iorque, Washington, Amesterdão, S. Paulo, Londres, Lisboa, Miami, Seattle, Las Vegas, Barcelona, Madrid e Durham, tendo recebido mais de 20 milhões de visitantes.
A exposição mostra o corpo humano através de espécimes reais preservados através de um processo inovador de polimerização (ver no fim da mensagem), sendo assim possível mostrar detalhadamente a fisionomia do corpo humano, dos seus sistemas e órgãos. Estão expostos 14 corpos humanos, mais de 200 fragmentos e órgãos, divididos em nove galerias, cada uma com um tema diferente: o esqueleto, o sistema muscular, o sistema nervoso, o sistema respiratório, o sistema digestivo, o sistema urinário, o sistema circulatório, o sistema reprodutor e o corpo tratado.
A exposição funciona todos os dias, das 10h00 às 21h00.


A polimerização

"(...) O processo mais moroso é a dissecação, que pode levar entre um a dois anos. A posterior preparação apenas dura em média um mês por cada cadáver. O organismo é conservado temporariamente para suspender a deterioração. O método de polimerização consiste em; primeiramente, remover a água dos tecidos por submersão em acetona; depois, esta é também eliminada numa câmara de vácuo. Durante este passo, conhecido como impregnação, os espaços do tecido enchidos de borracha líquida de silicone. Por último, durante uma etapa chamada secagem, a silicone é tratada e endurecida. O produto final: um espécime revestido que pode ser facilmente examinado sem qualquer possibilidade de se deteriorar devido à decomposição natural, que se preservará indefinidamente e que possivelmente nos sobreviverá." in : http://www.cienciahoje.pt