O Bem e o Belo em Platão (apontamento)

"Ao contrário dos sofistas, para os quais tudo dependente em última instância de interesses particulares, Platão concebe toda a sua filosofia em torno de um ideal supra humano: a ideia de Bem.
1.O Bem, o Belo, o Uno e o Ser são as quatro ideias que Platão colocou acima de todas as outras ideias e das quais todas provém. Todas elas se implicam entre si, como se fossem aspectos de uma mesma coisa.
2. A ideia de Bem é o fim para que tende todo o ser vivo. O bem é o fundamento da teoria do conhecimento, mas também da ontologia.
3. A ideia de Bem é comparada na República com o Sol, cuja luz torna os objectos da natureza visíveis, conferindo-lhes importância, valor e beleza. O Bem é desta forma aquilo que dá o ser aos objectos do conhecimento.
4. O Bem e o Belo proporcionam ao cosmos a sua ordem, medida e unidade. No Timeu afirma: "Tudo o que é bom é belo. Ora, o belo não é desprovido de medida, de modo que um ser vivo, destinado a ser belo, deve ter-se por proporcionado...".
A estrutura do cosmos, concebido de forma concêntrica, está organizada segundo o princípio do Bem e do Belo. Na terra superior moram os deuses, os sábios e os bons. Na intermédia vivem aqueles procuram melhorar as suas almas. Na terra inferior estão os que expiam as suas culpas, ou sofrem eternamente aqueles que são considerados irrecuperáveis.
O bem do individuo está incluído no bem da cidade, este deve espelhar o bem do mundo, o bem exemplar. Mais acima ergue-se modelo ideal, o Bem supremo do mundo das ideias.
5.A finalidade de todos os seres é atingirem a perfeição, o mesmo é dizer o Bem."
in: afilosofia.no.sapo.pt