Ética deontológica e ética consequencialista - (apontamento)

O que determina as nossas acções como boas ou más?
Ética Utilitarista – O que torna as acções boas ou más serão apenas as consequências delas: o importante é promoverem o "bem estar".
Ética Deontológica – Para esta teoria não são só as consequências das acções que as tornam boas ou más. Muitas são intrinsecamente más. Temos que respeitar o dever e este proíbe essas acções. Para Kant, os nossos deveres resultam de um princípio moral universal: o "Imperativo Categórico". Para ele, certas obrigações impostas pelo dever, como a de não mentir, é absoluta, de tal modo que alguns tipos de actos nunca podem ser realizados no âmbito da acção moral, mesmo com consequências desastrosas para o sujeito. As regras morais deverão pois ser respeitadas em todas as circunstâncias.
Quando é que as nossas acções são certas ou erradas?
Ética Utilitarista – Para os utilitaristas uma acção é boa  quando maximiza o bem-estar; qualquer outra acção que não o maximize será "errada". Para estes, a única obrigação moral de base será garantir o "bem-estar". O importante são os efeitos das acções, as consequências e finalmente o "bem-estar" colectivo.
Ética Deontológica – A acção é má quando com ela intencionalmente deixamos de cumprir algum dever. Qualquer acção que não contrarie esses deveres não é errada. A ética exige primariamente que evitemos realizar certos tipos de actos considerados intrinsecamente errados.
F. Lopes