Colóquio, Bernard Lonergan: "Os Valores não são Mentira" - 1 de Abril

Por ocasião do lançamento em Portugal da obra “Insight - Um estudo do conhecimento humano, de Bernard Lonergan (1904-1984), “considerado por muitos intelectuais o mais sofisticado filósofo do séc. XX”, segundo a revista TIME, o CEFi da Universidade Católica Portuguesa promove, no dia 1 de Abril próximo, um Colóquio intitulado “Os valores não são mentira”, que se propõe aprofundar questões sobre a crise presente na perspectiva da Filosofia, da Economia e da Teologia. O evento poderá ser seguido na íntegra através do link: http://tv.azoresglobal.com/ de forma a alcançar um público global.
Esta transmissão é possível graças a uma parceria entre o CEFi e a Via Oceânica, Açores.
Insight: Um Estudo do Conhecimento Humano é a obra-prima do filósofo canadense Bernard Lonergan, agora traduzida para língua portuguesa no âmbito de um projeto de investigação do CEFi, Centro de Estudos de Filosofia, da Universidade Católica Portuguesa, patrocinado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. A intenção de Insight é colocar cada um de nós diante do próprio conhecimento.
O livro está estruturado para responder a duas questões: 1) O que sucede quando conhecemos e 2) O que conhecemos quando isso sucede. A resposta à primeira questão viabiliza uma teoria cognitiva e uma epistemologia (cap. 1-10). O capítulo 11 serve de enlace para a segunda questão cuja resposta origina uma metafísica (cap. 12-17). Os últimos capítulos estabelecem a possibilidade da ética (cap. 18) e da teologia (cap. 19-20). Todo o livro é um exercício de apropriação intelectual em que se trata de aprender a distinguir entre tipos diferentes de conhecimento e discernir o seu respectivo alcance.
F.Lopes