Adriano Moreira: Sociedade atravessa «crise terrível» porque não tem valores

 "A sociedade actual está a atravessar «uma crise terrível» porque afastou os valores do programa de formação, limitando-se a ser uma sociedade de informação e do saber. As palavras são de Adriano Moreira e foram proferidas na intervenção proferida esta segunda-feira na sessão solene que assinalou o centenário do Liceu Passos Manuel, em Lisboa.
«O conceito europeu de formação neste momento e o que consta do programa europeu é que estamos obrigados a formar uma sociedade da informação e do saber e a minha crítica é que falta acrescentar a sabedoria, que são os valores», sustentou Adriano Moreira.
Ex-aluno daquela escola, Adriano Moreira foi convidado a dar uma lição de honra perante várias dezenas de pessoas que encheram o anfiteatro do estabelecimento para o ouvirem dissertar sobre os desafios da Educação.
«A sociedade ocidental está a sofrer uma crise terrível de relativismo e decadência justamente porque a sociedade não pode ser apenas da informação e do saber, também tem de ser dos valores, a que os clássicos chamavam virtude», defendeu o catedrático.
Na opinião de Adriano Moreira, ligada à crise dos valores está a crise do Estado, que o professor identifica como sendo geral a todo o Ocidente e que tem uma relação directa com a crise financeira e económica.
«Isso faz com que alguns Estados estejam a derivar para Estados exíguos, quer dizer, com dificuldade em ter recursos suficientes para realizar os objectivos para os quais nós criámos o Estado», sublinhou. Para Adriano Moreira, este é um problema que tem solução porque «a partir do momento que se diagnostique um problema há sempre solução»."
in: www.tvi24.iol.pt