Dia Mundial de África (em defesa dos direitos Humanos)

A 25 de Maio é celebrado o Dia de África, celebrando a criação da Organização de Unidade Africana (OUA) no ano de 1963.
A carta que funda a OUA foi assinada em Addis Abeba, na Etiópia, por 32 estados africanos, constituindo-se no mais importante compromisso político dos seus líderes, acelerando o fim da colonização do continente.
A OUA traduz a vontade dos africanos responderem de forma organizada e solidária, aos múltiplos problemas com que se defrontam para reunir as condições necessárias à construção de um futuro mais digno e mais justo para os filhos de África.
Hoje lembramos a trajectória económica, política e de direitos humanos de todo o continente lembrando em simultâneo o que falta para se chegar à meta de uma África capaz de concretizar os sonhos de "liberdade, igualdade, justiça e dignidade" para todo o seu Povo.
N.b. -  Etimologicamente o termo "África" derivará provavelmente de Avringa ou Afri, uma tribo nómada que habitou a zona norte deste continente. O nome assume a forma "África" com os romanos, a partir da segunda guerra púnica ( 218 - 201 a.C.), com a conquista de Carthago (Cartago). Existem ainda mais duas teses: uma que defende a ligação aos fenícios, que a designavam "afar", que significa "poeira", e outra à mitologia grega, concretamente a Afrodite, que nasceu da espuma do mar (αφρός) que depois terá dado África (Αφρική). (Todo este interesse passa também pelo facto de ser  africano ;) )