O conhecimento como processo (e como produto)

O conhecimento enquanto processo é um "acto intelectual" pelo qual um sujeito apreende um objecto. O conhecimento como produto é o resultado desse mesmo processo. Desta feita, as imagens ou representações mentais, ou teorias, ou conceitos que possuímos são produtos disponíveis para serem utilizados quando necessário. Mas para que tal aconteça é necessário adquiri-los através de um processo intelectual.
Perspectiva fenomenológica do conhecimento:
Tal significa que é fundamental que nos debrucemos sobre o conhecimento em si mesmo, superando as contingências de quem conhece, do que conhece, para que conhece e descrever com objectividade o que se passa no acto de conhecer, referindo os seus aspectos essenciais, ou seja, aqueles cuja ausência inviabiliza o conhecimento. O sujeito e o objecto são os elementos essenciais do conhecimento. A relação é recíproca, mas de oposição indestrutível devido à diferença nos papéis que desempenham, pois o sujeito é o agente activo, aquele que conhece, e o objecto é passivo, aquele que é conhecido. Este processo ocorre em três fases: o sujeito sai da sua esfera para poder entrar na esfera do objecto; o sujeito está fora de si a "apreender" as características do objecto; o sujeito regressa a si para inserir na sua esfera as "qualidades apreendidas". Tal ocorre sob a forma de imagem ou representação mental. Conclui-se que apenas o sujeito é enriquecido, uma vez que possui uma nova representação sobre o objecto. Este, por sua vez, permanece inalterável.
A imagem ou a representação mental é o produto do acto de conhecer, que mais não é do que a representação do real no "palco da consciência".
F.Lopes