Divulgação - Tertúlia à Quarta


O panorama atual, cultural e social, revela uma procura incessante de sentido para a existência humana. Esta procura desencadeia um tecido de convicções religiosas nem sempre condizentes e pacíficas. Cada religião pressupõe-se como detentora da Verdade única revelada. Gera-se, assim, uma intolerância entre visões diversas a respeito da fé e das suas componentes doutrinárias que, levadas ao extremo, desencadeiam atos de violência de vária índole, genocídios e guerras proclamadas em nome de Deus.
Como perpassa, nesta lógica de ideias, o Deus único e verdadeiro, comum das religiões monoteístas? Existe uma verdade divina única ou esta revela-se a si mesma sob várias configurações e entendimentos? Tem sentido a luta entre religiões e o proselitismo? A própria palavra “tolerância” não pressupõe uma certa negatividade de aceitação religiosa que, a bem da convivência humana, se traduz em conformidade passiva?
São questões como estas a que o ISCRA anseia responder, e que motivaram o convite dirigido ao Professor Doutor José Eduardo Borges de Pinho, teólogo catedrático da Universidade Católica Portuguesa, para lhes dar resposta na próxima Tertúlia à Quarta, que decorrerá no dia 11 de Abril, às 21h, no salão do Centro Universitário Fé e Cultura e com entrada livre.
ISCRA - Serviço de Divulgação