Tecnociência: riscos e impactos na sociedade

A condição humana traz-nos uma série de questões importantes, se por um lado somos seres racionais com uma sensação de invencíveis, por outro somos dotados de uma fragilidade que nos coloca num conjunto de incertezas. (…)
Por conseguinte a tecnologia apresenta-nos uma ambivalência pois se por um lado liberta o homem de determinadas funções, de outro lado vem subjugando a sociedade à lógica quantitativa destas mesmas máquinas.
Podemos imaginar o futuro, quando ocorrerão mudanças drásticas no Homem e na natureza, que serão possíveis com a ajuda da tecnociência, e o seu universo de manipulações, desde a manipulação genética à manipulação da actividade simbólica. Vivemos numa era de concubinato entre o Homem e elementos cibernéticos, associando e permitindo-lhes viver com vantagens.
A tecnociência leva o Homem a confrontar-se com questões que são únicas nos nossos tempos. Esta nova ordem traz ao Homem uma expansão da capacidade técnica inimaginável e cujas consequências irão provocar um enorme tremor na própria existência do ser humano. Ou seja, a definição de homem, tal como foi concebida é, hoje em dia, colocada em dúvida. A capacidade moral e ética é atingida, sendo-nos cada vez mais difícil decidir o que é correcto do que está errado. Os nossos valores e juízos éticos são abalados atingindo a nossa capacidade de raciocinar.
“As inovações tecnocientíficas têm trazido em seu seio mudanças profundas no ethos das sociedades  nelas envolvidas.” - Newton Aquiles von Zuben - Ou seja, o Homem é atingido na sua capacidade de raciocinar, pois os valores éticos, que antes eram a principal base da compreensão, hoje são desadequados e desnecessários. As evoluções na tecnociência têm sido encaradas como actos violentos, inumanos e anti-naturais. Se por um lado qualquer manipulação simbólica é aceite e considerada legítima e moralmente válida, por outro alguma intervenção maior, por exemplo ao nível da genética, é considerada impensável e diabólica.
Com todas estas evoluções existe já um quase ditado popular: “o problema não é especializar, mas o especialista generalizar” ou seja, com todas estas mudanças e exigências todos nós temos de ter um pouco de conhecimento em todas as áreas.
in tecnociencia.webs.com