Debater ainda é possível

Acaba por ser um lugar-comum chegar-se à conclusão de que falta espírito crítico aos portugueses; de que é difícil debater ideias em Portugal; de que há uma linha de pensamento único, que raramente é posta em causa; e que não há maneira de inverter esta situação. No entanto, e podendo o diagnóstico ser válido, a verdade é que é possível tentar que algo mude em Portugal, através da existência de um lugar onde se possa discutir de maneira honesta e informada as ideias, onde pessoas possam conhecer e dar a conhecer argumentos diferentes, possam criar hábitos de pensamento e crítica construtiva.
Esse lugar, para os alunos da Universidade Nova de Lisboa, é o Nova Debate Club. O Nova Debate Club é um projecto de alunos para alunos da UNL. Foi fundado há um ano por um grupo de estudantes da NovaSBE, mas está aberto às inscrições de toda a comunidade escolar da UNL, independentemente do curso ou da faculdade. O nosso propósito é simples: debater ideias. Tendo sido notado que existe pouco raciocínio crítico em relação ao que nos era ensinado (e, muitas vezes, dado como certo ou garantido), surgiu a ideia da construção de uma instituição e de um local onde os alunos se pudessem juntar e argumentar sobre temas prementes e actuais, onde pudessem dar a sua opinião e fundamentá-la, onde conseguissem ouvir e ser ouvidos. Onde conseguissem debater.
O debate pode e deve assumir um papel fundamental na vida dos estudantes universitários; afinal de contas, é dito (e muito bem) que o debate é a única actividade extra-curricular que usa directamente a vasta maioria do currículo académico. Permite melhorar as capacidades de espírito crítico, raciocínio e oratória; no fundo, aquilo que Aristóteles classificava como os três modos de persuasão na retórica: "ethos", "pathos" e logos. Simultaneamente, o NDC também permite que os seus membros se envolvam na organização de eventos, na gestão diária do clube - seja nas vertentes de relações externas ou gestão de recursos humanos -, e igualmente permite que estejam inseridos numa rede de debate competitivo nacional e internacional.
A partir de Outubro, e de modo bimensal, o Nova Debate Club irá colaborar com a P3, apresentando um problema e duas visões diferentes sobre este. Os membros do Nova Debate Club farão por encontrar os melhores argumentos a favor da sua posição, do modo mais correcto possível, com a promessa do rigor intelectual que um bom debate necessita. Queremos contribuir para que o debate público sobre qualquer assunto se torne mais fundamentado, mais rigoroso e mais alinhado com a realidade.
Resta dizer que o Nova Debate Club, até ao final do mês de Setembro, tem as suas inscrições abertas. Se gostas de debater, não deves perder a oportunidade de te juntar a nós. Para mais informações sobre como te inscreveres, visita a nossa página de Facebook ou envia-nos um e-mail (novadebateclub@novasbe.pt).
in p3.publico.pt