Gnosiologia - Introdução - A Sensação e a Percepção

in contraimpugnantes.blogspot.pt
(...) Embora intimamente relacionados, sensação e percepção desempenham duas funções complementares, mas diferentes na forma como interpretamos o nosso mundo.
A sensação refere-se ao processo de sentir o nosso meio ambiente através do tacto, paladar, visão, audição e olfacto. Essa informação é enviada para os nossos cérebros, onde entra em jogo. Percepção é a nossa forma de interpretar essas sensações e, portanto, dar sentido a tudo que nos cerca.
Por exemplo, o sentimento de posse, que temos do nosso corpo, depende da correlação espacial e temporal entre os estímulos sensoriais, visual, táctil, etc., que surgem do nosso corpo. Esta correlação leva à formação da “imagem corporal”, uma representação interna do nosso corpo.
A percepção é o processo, constante, onde a mente humana organiza a imensa quantidade de material recebido, regista e encaminha à cognição. O objectivo é seleccionar as sensações que têm importância ou de interesse para a pessoa, e isto acontece de forma contínua e muitas vezes inconsciente.
Na fase inicial da percepção, parece ser formação de padrões ou contornos que domina. É um passo importante, para reduzir a quantidade de detalhes supérfluos nas sensações, e encontrar padrões familiares e compreensíveis.
Nesta altura seleccionamos os padrões que precisam de uma reacção ou necessitam de atenção consciente.
Com um pouco de reflexão da nossa parte, verificamos que muitas vezes, “temos a sensação de já…” , e facilmente associamos a um padrão (modelo ou referencial) conhecido.
O todo é sempre diferente da soma das partes.
Os padrões de formação na mente humana, segundo a abordagem da teoria da forma (Gestalt) parecem obedecer a algumas regularidades:
Proximidade. Pequenas formas e objectos que estão próximos uns dos outros tendem a agrupar-se juntos.
Similaridade. Objectos que são semelhantes serão relacionados entre si e, facilmente serão vistos, como uma unidade.
Encerramento, ou a totalidade. Os objectos que são agrupados juntos, são vistos como um todo.
Simplicidade. A realidade é organizada ou reduzida à forma mais simples possível.
 
José Baldaia in josebaldaia.com