E.Husserl |
Desde o início, a pergunta
pela fenomenologia guia os nossos passos, enfatizando a necessidade de um
procedimento de rigor para a apresentação da questão. Um tal procedimento diz
respeito à própria fenomenologia compreendida como método da crítica do
conhecimento universal das essências, segundo Edmund Husserl (1859-1938),
método que é a própria ciência da essência do conhecimento, ou doutrina
universal das essências.
Segundo essa breve definição,
a fenomenologia é um método, o que significa dizer que ela é o “caminho” da
crítica do conhecimento universal das essências. Assim, para Husserl, a
fenomenologia é o "caminho” (método) que tem por “meta” a constituição da
ciência da essência do conhecimento ou doutrina universal das essências. Mas, o
que isto significa — uma doutrina universal das essências — e qual é a sua
serventia?
(...) De acordo com o próprio rigor
da atitude filosófica, portanto, de acordo com a interrogação sistemática que analisa
as condições, os limites e as possibilidades de um conhecimento das coisas mesmas,
a nossa atitude frente às ideias de Husserl procura ser a mais radical
possível, o que põe em jogo um esclarecimento “para nós mesmos” do alcance e do
significado essencial de uma investigação fenomenológica.
Nesse sentido, permanecemos na
pergunta: Que é Fenomenologia?
A pergunta lança-nos num “caminho”
que interroga a própria “razão constituinte”; a pergunta institui a “crítica da
razão”: a ciência da essência do conhecimento, ou melhor, a Fenomenologia Transcendental.
Dante Augusto Galeffi in O que é isto? — a Fenomenologia de Husserl?