A fenomenologia como método e como ciência da essência do conhecimento

E.Husserl
Com a pergunta, "o que é isto — a fenomenologia?", somos convidados a tomar parte em um jogo que tem como fim a elucidação da verdade fenomenológica. Mas, podemos nós esclarecer o sentido e o significado do que venha a ser uma “verdade elucidada fenomenologicamente”? Sabemos nós, de modo claro, o que é isto — a fenomenologia? Sabemos a sua origem, o seu meio, o seu fim? E se algo sabemos, o que somos capazes de dizer sobre sua génese, seu processo, seu projecto, e sobre qual “ponto de vista” gnosiológico a compreendemos?
Desde o início, a pergunta pela fenomenologia guia os nossos passos, enfatizando a necessidade de um procedimento de rigor para a apresentação da questão. Um tal procedimento diz respeito à própria fenomenologia compreendida como método da crítica do conhecimento universal das essências, segundo Edmund Husserl (1859-1938), método que é a própria ciência da essência do conhecimento, ou doutrina universal das essências.
Segundo essa breve definição, a fenomenologia é um método, o que significa dizer que ela é o “caminho” da crítica do conhecimento universal das essências. Assim, para Husserl, a fenomenologia é o "caminho” (método) que tem por “meta” a constituição da ciência da essência do conhecimento ou doutrina universal das essências. Mas, o que isto significa — uma doutrina universal das essências — e qual é a sua serventia?
(...) De acordo com o próprio rigor da atitude filosófica, portanto, de acordo com a interrogação sistemática que analisa as condições, os limites e as possibilidades de um conhecimento das coisas mesmas, a nossa atitude frente às ideias de Husserl procura ser a mais radical possível, o que põe em jogo um esclarecimento “para nós mesmos” do alcance e do significado essencial de uma investigação fenomenológica.
Nesse sentido, permanecemos na pergunta: Que é Fenomenologia?
A pergunta lança-nos num “caminho” que interroga a própria “razão constituinte”; a pergunta institui a “crítica da razão”: a ciência da essência do conhecimento, ou melhor, a Fenomenologia Transcendental.
Dante Augusto Galeffi in O que é isto? — a Fenomenologia de Husserl?