Bibliografia, Citações bibliográficas e electrónicas

Bibliografia
 
O modelo base de citar um livro segue esta ordem: 1) Último nome do autor, seguido de vírgula, o primeiro nome do autor e espaço. 2) Abrir parêntesis, seguido do ano de edição, fechar parêntesis, vírgula e espaço. 3) Título do livro (em itálico), ponto final e espaço. 4) Local de publicação, seguido por dois pontos ou vírgula e espaço. 5) Nome do editor e ponto final.

Nota: Em alternativa o ano de edição pode aparecer em último lugar, a seguir ao nome do editor, antecedido de vírgula.

Exemplo 1 (um autor):
 Fortuna, Carlos (1999), Identidades, percursos, paisagens culturais. Estudos sociológicos de cultura urbana. Oeiras: Celta.

Exemplo 2 (dois ou três autores):
Estanque, Elísio e Mendes, José Manuel (1999), Classes e desigualdades sociais em Portugal. Um estudo comparativo. Porto: Afrontamento.
Stoer, Stephen R.; Cortesão, Luíza e Correia, José A. (orgs.), (2001), Transnacionalização da educação: da crise da educação à "educação da crise". Porto: Afrontamento.

Exemplo 3 (três ou mais autores):
Brotchie, John; Batty, Mike; Blakely, Ed; Hall, Peter e Newton, Peter (orgs.), (1995), Cities in Competition: productive and sustainable cities for the 21st century. Melbourne: Longman Australia.
OU substituir os outros autores pela expressão et al.
Brotchie, John et al. (orgs.), (1995), Cities in Competition: productive and sustainable cities for the 21st century. Melbourne: Longman Australia.

Exemplo 4 (livro em inglês): Usam-se sempre maiúsculas no início de cada palavra excepto quando se trata de preposições.
Bakhtine, Mikhail (1984), Rabelais and His World. Bloomington: Indiana University Press.
Nota: Como se vê no exemplo 3, quando a obra citada é organizada pelos autores (o que significa que no interior da obra há capítulos escritos por outros autores que não os que organizam a obra), o nome ou nomes dos autores são obrigatoriamente seguidos pela expressão (org.) ou (orgs.). conforme se trate de um ou mais autores.

Citações no corpo do texto


O modelo base de citações no corpo do texto inclui o último nome do(s) autor(es) e o ano de publicação. Além disso, sempre que se faz uma citação directa do trabalho ou se faz referência a uma passagem específica desse trabalho deve acrescentar-se o número das páginas.
a) Se o nome do autor aparece no texto, deve ser seguido do ano de publicação entre parêntesis.
Exemplo: Como refere Boaventura de Sousa Santos (1995), o Estado português caracteriza-se...

b) Se o nome do autor não aparece no texto, deve ser referenciado a partir do seu último nome, seguido de vírgula, espaço e do ano de publicação entre parêntesis.
Exemplo: A experiência turística converteu-se num factor de transgressão das normas sociais (Fortuna, 1995).

 
Informação disponível em páginas electrónicas
 
Exemplo 1:
Centro de Estudos Sociais (2002), "Bolsa CES de curta duração". Página consultada em 3 de Junho de 2002, <http://www.ces.fe.uc.pt/misc/0001.html>.
Exemplo 2 (se a página não revelar a data da última actualização):
Universidade de Brock (s. d.), "Sociology@Brock". Página consultada a 5 de Junho de 2002, <http://www.brocku.ca/sociology/>.



Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (Paulo Peixoto,) página consultada a 7 de Março de 2013, http://www4.fe.uc.pt/fontes/citar.htm