Indicações para trabalho individual de investigação

As instruções que se seguem são baseadas em orientações gerais de qualquer monografia. Assim estarás a introduzir hábitos e métodos que, embora não tão exigentes e rigorosos como os que vais encontrar na faculdade, te irão preparar para o inevitável: um trabalho de investigação. Seguem-se tópicos gerais a que deverás obedecer e ainda algumas recomendações. 

1. Capa: título seguido de identificação pessoal, da turma, da disciplina e da nossa escola.
2. Resumo: deverá ser breve mas completo quanto ao conteúdo do trabalho. Não deve exceder muito 15 linhas. Deverá estar escrito no pretérito perfeito e as conclusões do trabalho no presente do indicativo. No final do resumo, ainda na mesma folha deves escrever as "Palavras-chave" do problema que tratas.
3. Índice: O índice deve conter as páginas dos títulos e subtítulos. Se houver necessidade de criar um índice de figuras, quadros ou gráficos, este deverá ser colocado em primeiro lugar.
4. Epígrafe: Deverá estar antes da introdução e pode ser uma frase de um autor que capture o espírito do trabalho, uma citação que tenha sentido nesse contexto ou mesmo uma imagem que ilustre bem o tema; é uma parte opcional.
5. Introdução: aqui cabe esclarecer o porquê da escolha do tema do trabalho; deverá incluir o problema e o objectivo do trabalho. Deverás escrever de forma corrida e não por tópicos. Usa-se o  presente do indicativo.
6. Desenvolvimento: o trabalho deve ser dividido em capítulos e cada capítulo deve começar sempre com uma breve revisão da literatura recolhida e de todos os elementos credíveis que se relacionam com o assunto que estás a estudar. Usa portanto citações e ou interpretações de leituras que fizeste. É fundamental não omitir fontes. Sempre que possível discute os problemas com os autores de referência apoiando-te também em fontes credíveis para dar solidez à tua opinião. Não percas nunca de vista o problema que levantaste na introdução e faz tudo para responder de forma completa aos objectivos a que te propuseste.
7. Conclusão: deves referir os principais aspectos do trabalho. O leitor deverá conseguir perceber quais os mais relevantes. Deves usar o tempo presente do indicativo. Deverás incluir aqui uma avaliação em termos dos pontos fortes e menos fortes, bem como o que poderias ter feito e não fizeste.
8. Bibliografia: só deverás registar o que usaste no texto. (Quanto à forma de citar darei indicações mais à frente)

 RECOMENDAÇÕES GERAIS

Se tens dificuldades na redação de texto, começa com um rascunho sem grandes preocupações de correção e vai melhorando ao longo do tempo; procura exprimir o teu pensamento com clareza - Se puderes dá o teu trabalho a ler a alguém de confiança e ouve os comentários; procura seguir um rumo no trabalho evitando divagações fora do problema em causa; quando estiveres a escrever a versão definitiva pensa no leitor como alguém inteligen­te mas cansado; ajuda-o a manter a concentração e o interesse na com­preensão do trabalho. Graficamente preocupa-te em ser simples, coerente na formatação para o resultado ter uma unidade gráfica; mantém o leitor informado sobre a origem das ideias que vais expondo ou seja, nunca deixes de indicar a fonte, mesmo que seja uma adaptação; não cites livros ou artigos que não tenhas lido e dos quais conheças razoavelmente o contexto; sempre que fizeres uma transcrição (e esta deve ser tão breve quanto possível), inclui o texto entre aspas e dá indicação para que possa ser identificado; não tenhas receio de usar muitas citações desde que tenhas o cuidado de ir explicando, contextualizando e articulando com o teu texto.
F.Lopes