Obras literárias e ética - Texto para reflexão (Ética/Estética)

A Coreia do Sul levantou a proibição de venda do romance "Os 120 dias de Sodoma", escrita no século XVIII pelo escritor francês Marquês de Sade, semanas depois de ter banido a obra por "extrema obscenidade".
A comissão de ética para a publicação, organismo estatal que revê os conteúdos a publicar aceitou o pedido da editora Dongsuh Press, segundo o qual o livro tinha valor literário significativo.
"Os auditores da Comissão, depois de analisarem os documentos relacionados apresentados pela editora, concluiram que o livro foi escrito para aprofundar o lado escuro da natureza humana, em vez de simplesmente incitar à excitação sexual ou violência", disse hoje o responsável Jang Tag-Hwan à AFP.
Em setembro, um mês após a publicação da versão traduzida na Coreia do Sul, o conselho pediu ao editor para recolher e destruir todas as cópias do livro disponíveis nas lojas, classificando-o como "extremamente obsceno e cruel", e citando atos de sadismo, incesto, necrofilia e atos sexuais envolvendo menores.
Embora a proibição tenha sido levantada, o livro ainda é rotulado como uma "publicação prejudicial para os menores" e deve ser vendido dentro de uma capa de plástico selada e apenas a pessoas com 19 ou mais anos, disse Jang Tag-Hwan .
Agência LUSA in dn.pt