Contribuirá a Filosofia para a melhoria da vida em comunidade? - por Diogo Vidal e Silva

"O leitor ocupado perguntará para que serve a filosofia. Pergunta vergonhosa, que não fazemos à poética, essa outra construção imaginativa de um mundo mal conhecido. Se a poesia nos revela a beleza que os nossos olhos ineducados não vêem, e se a filosofia nos dá os meios de compreender e perdoar, não lhes peçamos mais - isso vale todas as riquezas da Terra. A filosofia não enche a nossa carteira, não nos ergue às dignidades do Estado; é até bastante descuidosa destas coisas. Mas de que vale engordar a carteira, subir a altos postos e permanecer na ignorância ingénua, desapetrechado de espírito, brutal na conduta, instável no carácter, caótico nos desejos e cegamente infeliz? 
A maturidade é tudo. Talvez que a filosofia nos dê, se lhe formos fiéis, uma sadia unidade de alma. Somos negligentes e contraditórios no nosso pensar; talvez ela possa classificar-nos, dar-nos coerência, libertar-nos da fé e dos desejos contraditórios. Da unidade de espírito pode vir essa unidade de carácter e propósitos que faz a personalidade e dá ordem e dignidade à vida. Filosofia é conhecimento harmónico, criador da vida harmónica; é disciplina que nos leva à serenidade e à liberdade. Saber é poder, mas só a sabedoria é liberdade."
Will Durant
A Filosofia interessa-se pela investigação e pelo conhecimento. Desvendar mistérios e dar resposta a questões que estão à espera de ter uma resposta concreta e não hipóteses mirabolantes. Com a filosofia temos sempre presente uma imparcialidade aquando do julgamento final e a procura da sabedoria. Não admira então, por estas "qualidades" da Filosofia, ter sido adotada como uma disciplina escolar obrigatória no ensino secundário e universitário. Já na Grécia Antiga com Platão e os seus conterrâneos juntavam a Educação e a Filosofia como vemos no tema principal deste trabalho: Platão afirma que os melhores na escola deviam seguir após os estudos o caminho filosófico e governar as Cidades-Estado. Com esta junção a comunidade grega tornar-se-ia numa civilização culta e progressista: o povo mais evoluído intelectualmente  no mundo de então graças ao pensamento de "cérebros" como Aristóteles, Platão, Demócrito entre outros.
"Os pedagogos são contra a instrução, não se preocupam com o facto de que as pessoas saibam alguma coisa. Dão a entender que em certos tipos de relações interpessoais acontece algo parecido com uma comunidade de alma a alma. Pela minha parte, creio que a linguagem do conhecimento continua a ser o melhor meio para comunicar."
François Châtelet
Todo o ser humano tem na educação, a base da sua formação como Homem e a apreensão dos valores mais preciosos. Naquele tempo os que mais sabiam colocavam-se ao dispor da sociedade, o que não se vê agora; ninguém quer ser sobrecarregado ou tomar decisões importantes senão em troca de muito para lá da honra. É a falta de ética e justiça hoje em dia na política. Antes de se ser um bom político temos de ser um indivíduo eticamente correto e justo, assim teremos um político que saberá governar sem pensar em si e nos seus interesses.
A Filosofia "aguça" o pensamento: ensina-nos a pensar múltiplas  possibilidades e a escolher soluções para os nossos problemas; ensina-nos a discutir com qualidade, a refletir e a clarificar as situações do quotidiano com vista a uma melhor integração na sociedade; com a filosofia, compreendemos mais facilmente um argumento que, à vista de alguém se estudo de Filosofia, poderá ser um "bicho de sete cabeças". Por algum motivo, tanto na Matemática quanto nas outras Ciências encontramos "criadores filósofos" que dedicaram a sua vida ao estudo.
"A filosofia ensina a agir, não a falar."
Séneca
A filosofia ajuda-nos em toda a procura de conhecimento e é uma ferramenta e disciplina imprescindível para que todas as outras ciências comuniquem e interajam entre si.

Diogo Vidal e Silva, Qual a Finalidade da Cidade para Platão?, pg. 11-12, 11ºA, AEAAV, 2013