Educação, democracia e cidadania

"Todo o mal de que as sociedades presentes padecem fica a dever-se à alienação que os seus cidadãos patentearam nas últimas décadas quanto à participação na discussão dos assuntos públicos e políticos. Agora que parece que se reacendeu a vontade de participação dos cidadãos na vida faltam as ideias. As manifestações têm-se apoiado mais em sentimentos que em ideias. Estes movimentos defendem uma verdadeira democracia , mas não nos fornecem uma ideia do programa que pretendem, são muito perspicazes a denunciar os defeitos da política atual, mas não apresentam alternativas válidas que alterem para melhor o cenário político. E isto deve-se precisamente à falta de preparação que a sociedade atual evidencia relativamente a uma participação democrática da cidadania. Faltou durante muito tempo uma educação que preparasse os indivíduos para terem uma voz ativa no rumo das suas sociedades. Durante muito tempo este propósito esteve aliado das escolas, e ainda está muito distante de um cenário ideal. Desta forma, fica bem expressa a necessidade de uma política pedagógica baseada numa educação democrática para a cidadania. É fundamental uma educação que permita uma consciencialização, por parte dos cidadãos, da existência de determinados direitos, e uma instrução focalizada no sentido crítico e espírito participativo de forma que lhes permita reivindicar, caso seja necessário, esses direitos. É necessária uma educação que forme cidadãos ativos em vez de cidadãos passivos (que são apenas consumidores de uma cidadania da ordem do Estado), só desta forma se pode conseguir um novo tipo de cidadania. Hoje, falar de escola e de educação implica falar do desenvolvimento de capacidades de inserção, de perceção e de intervenção dos cidadãos na transformação social participada e reflexiva."
Ricardo Carvalho in espectroinvertido.blogspot.pt