Perguntei à Filosofia...

Perguntei à Filosofia, que horas são?
Ela respondeu-me com outra pergunta: o que é o Tempo?
Perguntei à Filosofia: porque nascemos?
Ela respondeu-me com outra pergunta: qual o Sentido da Vida?
Perguntei à Filosofia: o que é a Velhice?
Ela respondeu-me com outra pergunta: porque Morremos?
Perguntei à Filosofia: porque existe tanta Desigualdade e tanta Violência no Mundo?
Ela respondeu-me com outra pergunta: o que é a Justiça?
Perguntei à Filosofia: porque existem tantos Deuses no Mundo?
Ela respondeu-me com outra pergunta: o que é a Religião?
Perguntei à Filosofia: porque existem Homens Bons e Homens Maus?
Ela respondeu-me com outra pergunta: o que é o Amor?
Perguntei à Filosofia: porque é que a Corrupção se tornou comum entre os Homens?
Ela respondeu-me com outra pergunta: o que é a Moral e a Ética?
Perguntei à Filosofia: porque existem homens sábios e homens ignorantes?
Ela respondeu-me com outra pergunta: o que é a Razão? 
Perguntei à Filosofia: o que é o Dinheiro?
Ela respondeu-me com outra pergunta: o que é a Ganância?
Perguntei à Filosofia: porque é que há pessoas bonitas e pessoas feias?
Ela respondeu-me com outra pergunta: o que é o Belo?
Perguntei à Filosofia: porque existem pessoas tão educadas e outras tão grosseiras?
Ela respondeu-me com outra pergunta: o que é a Educação?
Perguntei à Filosofia: quem sou Eu?
Ela respondeu-me com outra pergunta: o que é o Homem?
Perguntei à Filosofia: de onde vim?
Ela respondeu-me com outra pergunta: o que é Ser?
Perguntei à Filosofia: para onde vou?
Ela respondeu-me com outra pergunta: o que é o Futuro?
Perguntei à Filosofia: Porque sofrem mais uns que outros?
Ela respondeu-me com outra pergunta: existe o Destino?
Por último, perguntei à Filosofia: Qual é o grande segredo da Filosofia?
Ela respondeu-me com as seguintes palavras: o Segredo da Filosofia está dentro de cada homem.

adaptado por F. Lopes a partir de um texto de Giovani Ribeiro Alves