Procurando definições de lógica (uma selecção)


Lógica, do grego clássico λογική (logikê), significa palavra, pensamento, ideia, argumento, discurso, ou princípio ...
"(...) Contentamo-nos, pois, de momento, com uma definição aproximada e provisória, dizendo que a lógica é o estudo dos raciocínios ou inferências, considerados sob o ponto de vista da sua validade. É preciso não confundir a validade de um raciocínio com a verdade das proposições que o compõem. (...) Evidencia-se muitas vezes esta distinção, opondo à verdade material uma verdade formal. O raciocínio válido é o que é verdadeiro pela sua forma, independentemente da verdade da sua matéria, ou seja do seu conteúdo. (...) Na lógica contemporânea, as locuções que aqui escrevemos em linguagem natural são substituídas por símbolos próprios. Sendo formal como a lógica clássica, a lógica contemporânea é, cada vez mais, sistematicamente simbólica." 

R. Blanché, Int. à la Logique contemporaine 

"(...) A lógica promove a verdade. Contudo, podemos embrenhar-nos nela sem sabermos se determinada afirmação é verdadeira ou falsa, na acepção vulgar destas palavras. Na linguagem corrente, verdade significa verdade de facto e falso significa o oposto. Ora, uma afirmação, sendo verdade de facto, pode, em determinado contexto, infringir as regras lógicas; e uma afirmação que, de facto, é falsa pode, em determinado contexto, estar em conformidade com aquelas regras. Ao lógico não interessa o facto. mas a observância das regras lógicas, pelo que prefere a utilização dos termos válido e inválido para exprimir, respectivamente, o acordo ou o desacordo com as leis da lógica. Nesta perspectiva, o lógico pode definir as regras do raciocínio, sem se comprometer com a questão da verdade ou falsidade das afirmações. (...) Por exemplo: um passaporte válido pode conter elementos falsos, mas se estiver devidamente assinado e dentro do prazo desempenha o seu papel e permite que se atravesse a fronteira. Por outro lado pode indicar bem a cor dos olhos e todos os outros elementos, mas, se estiver fora do prazo, não serve para nada, é inválido. A distinção entre verdade e validade tem de ser cuidadosamente observada. É ilógico e, portanto, incorrecto falar de um silogismo verdadeiro, quando nos referimos à sua validade; ou, ainda, falar de uma conclusão válida, quando queremos significar que ela é verdadeira.” 

A. Luce, Logic

"Quantas e quantas vezes, num quotidiano e rotineiro diálogo, produzimos uma afirmação do género: o teu ponto de vista peca por não apresentar lógica alguma. Saber o que é lógico, ou o que apresenta uma estrutura lógica , num contexto linguístico, sempre foi uma questão de grande estudo e reflexão, pelo menos desde a época da Revolução Socrática e seus pensadores. Dentro destes, devemos destacar aquele que sem dúvida mais contribuiu para o esclarecimento destas matérias, sendo ainda considerado, nos nossos dias, uma referência incontornável devido ao legado que nos foi transmitido. Com efeito, consideramos que os estudos de lógica clássica, ou formal, foram na sua génese constituídos por essa grande figura da civilização europeia que foi Aristóteles. As definições que hoje em dia apresentamos a respeito da Lógica, enquanto ciência, fundam-se ainda no contributo do pensador de Estagira. Trata-se de uma ciência que procura encontrar as leis em relação às quais o nosso pensamento deve obedecer para que possa ser considerado válido. Parece confuso ? Então vamos por partes: como o pensamento produz raciocínios, devemos pois analisar a essência ou estrutura do raciocínio para que saibamos com exactidão do que é que falamos. Dessa forma, sabendo que os raciocínios, ou argumentos,não são mais do que um meio de passar de certos conhecimentos já adquiridos para outros, que são as suas consequências, e apresentando-se esses conhecimentos em juízos, ou proposições, que , eles próprios,religam ideias, designadas por conceitos , ou termos, …surge daqui a divisão tripartida da Lógica Formal: - Lógica do Conceito,Lógica do Juízo,Lógica do Raciocínio." 

Maurice Gex, Logique Formelle

"1. Não há consenso quanto à definição da lógica. Alguns autores definem-na como o estudo do processos válidos e gerais pelos quais atingimos a verdade, outros como a ciência das leis do pensamento, ou somente como o estudo dos princípios da inferência válida. Esta pluralidade de definições dá-nos conta da diversidade de estudos que são abrangidos pela Lógica.
2. A lógica foi criada por Aristóteles, no século IV a.C., como uma ciência autónoma que se dedica ao estudo dos actos do pensamento - Conceito, Juízo, Raciocínio, Demonstração- do ponto de vista da sua estrutura ou forma lógica, sem ter em conta qualquer conteúdo material. É por esta razão que esta lógica aristotélica se designa também por lógica formal.
3. Em contraposição a este conceito de lógica formal, surgiu um outro - o de lógica material - para designar o estudo do raciocínio no que ele depende quanto ao seu conteúdo ou matéria.
4. Esta distinção entre lógica formal e lógica material permite-nos agora perceber: tendo em conta a sua forma, o raciocínio é correcto ou incorrecto ( válido ou invalido). Mas se atendermos à sua matéria, a conclusão pode ser verdadeira ou falsa."


Carlos Fontes - afilosofia.no.sapo

"Embora o termo lógica tenha sido usado em diversas acepções no decurso da história da filosofia, é possível isolar o seu sentido preciso através da expressão lógica formal. Ao longo da sua história, a lógica formal tem-se ocupado da análise de relações entre proposições com vista a uma definição exacta do conceito de demonstração e, já mais recentemente, de conceitos afins, como refutação, compatibilidade e confirmação, os quais em princípio podem no entanto ser reduzidos ao conceito de demonstração. Essencial para a caracterização da lógica é o facto de a análise mencionada ser feita unicamente a partir da forma do raciocínio expresso sem referência ao conteúdo factual implicado por ele. Esta distinção tradicional entre forma e conteúdo de um raciocínio é melhor expressa na possibilidade de a respeito de um raciocínio dado separar a sua validade dos factos ou da verdade afirmada nele, de modo que o raciocínio possa vir a ser considerado válido embora as proposições incorporadas nele possam ser consideradas falsas."

A.R.Gomes - Lexicon

"A Lógica é a ciência do raciocínio correcto. Pode ser vista como um sistema de princípios subjacentes a toda a ciência. A Lógica descreve o relacionamento entre proposições, com a finalidade de fornecer instrumentos para verificar a exactidão de um argumento, para deduzir conclusões das premissas, e consequentemente para estabelecer a consistência de uma teoria. A fim de alcançar este alvo, a Lógica deve ter as ferramentas simbólicas descritivas para representar proposições, e determinísticas e regras formais para trabalhar nelas. Na aproximação simbólica clássica, ambos os elementos acima devem ser meramente mecânicos e completamente independentes do significado das proposições consideradas.
Esta independência dos conteúdos estava já desobstruída desde o tempo dos filósofos Gregos, em particular Aristóteles (384-322 a.C.) com o desenvolvimento do silogismo."
Merícia Ramos S. C. Paiva, Uma introdução ao problema da validade em lógica matemática