Sentido da vida - por Vitor Espadilha

Nesta existência terrena, em todas as épocas, podemos dizer que o homem, por ser racional, não se limita a comer, reproduzir-se e morrer. Ele é dotado de inteligência e de vontade. A força do seu pensamento leva-o a criar, transformar o mundo para o seu serviço e bem-estar.
A sua vontade determina as suas decisões ao longo da historia. E o Amor é o motor que o move, pois no fundo é desejar o Bem. Muitas vezes marcado por desequilíbrios e inseguranças, sente o peso de suas más inclinações. E, por causa disso, a terra muitas vezes se transformou num inferno. Também sente que nem sempre é o opressor… Por vezes, é a vítima.
A idade que passa, com a velhice que o limita, as desilusões da vida que o fragilizam, a maldade do seu semelhante, que o desorienta, a doença que o impossibilita de realizar sonhos, e a morte no horizonte fazem da existência do homem uma realidade aparentemente sem sentido, pois termina com a morte, e ao mesmo tempo fazem surgir nele um grito de eternidade necessária para não ter existido em vão. Os conformismos não o satisfazem. O ser humano anseia pela vida, e vida em plenitude. Por isso, sempre andou em busca de um sentido.
Vitor Espadilha in Correio do Vouga (28/03/2014)