Um olhar sobre o método de Karl Popper

(...) O método falsificacionista de Popper, entendido como uma questão puramente de lógica, pode ser aplicável a todas as ciências (sejam naturais ou sociais). A metodologia na economia seria capaz de adoptar o falsificacionismo, desde que conduzido como um critério de ajuizar e não de verificar teorias (como era o caso dos positivistas lógicos). Popper ressalta que seu método de falsificação não visava provas factuais para as teorias, ou seja, era favorável apenas com a dedução no campo da lógica.
Porém, quando trabalha com as ciências sociais especificamente, Popper elabora um método, denominado de análise situacional, como sendo o método objectivo para tais ciências.
Neste novo método, por sua vez, estabelece o princípio de racionalidade para excluir toda e qualquer característica psicológica das análises acerca das diferentes situações dos indivíduos.
O princípio de racionalidade, despojado de meios psicológicos e de características empiristas, assume a forma de um postulado metodológico que não pode ser falsificável. No entanto, resta a dificuldade quanto ao tipo de racionalidade fixado nos modelos económicos para analisar as diversas situações. Mais ainda, o problema poderia estar na ausência de uma discussão acerca da aceitação de um determinado princípio de racionalidade na ciência económica.
A visão de Popper, portanto, seria um caminho mais frutífero para a economia. A ciência, nesta abordagem, caracteriza um espaço de debate crítico acerca dos resultados obtidos com os diferentes modelos explicativos. Nesta perspectiva, não importa quais são os princípios utilizados pelos modelos direccionados aos diversos contextos. Mas, o que realmente interessa é a discussão crítica dos resultados derivados destes modelos, desde que conduzida nas linhas do falsificacionismo e do racionalismo crítico.
Assim, a visão socrática de Popper seria a mais adequada ao conduzir a economia para um debate constante acerca dos resultados dos seus modelos e, consequentemente estimulando um possível avanço no pensar as situações económico-sociais.

Solange Regina Marin e Ramón García Fernández

in KARL RAIMUND POPPER: UM FILÓSOFO E TRÊS ABORDAGENS DA METODOLOGIA DA ECONOMIA