Concerto de Música Barroca - Museu de Aveiro - Sábado 22/nov/2014

As obras que irão ser apresentadas neste concerto inserem-se na tradição da musica religiosa alemã que vai buscar as suas raízes ao movimento da Reforma protestante. Desde o séc .XVI que a música desempenhava um papel fulcral no culto religioso, tendo o próprio Martinho Lutero um papel determinante na fixação da sua importância na prática litúrgica. Neste concerto a morte é o tema comum às três obras, sendo abordada de uma perspetiva diferente em cada uma delas. Caraterística da mentalidade religiosa da época, a morte não é forçosamente encarada como algo negativo ou assustador.
Na cantata de Buxtehude a morte significa um alívio do fardo das dores terrenas, pois é através da morte que se alcança a união plena com Jesus. Isso explica o carácter sereno, alegre e confiante desta obra. Já o KlagLied é uma obra muito particular pois junta quatro contrapontos bastante austeros sobre o coral “Mit Fried und Freud”, com um lamento sobre a morte do pai do compositor a partir de um texto escrito pelo próprio. As dissonâncias e os trémulos das violas sobre a melodia do cantor criam um ambiente com uma intensa carga emocional. 
A “Actus Tragicus” é uma cantata fúnebre da juventude de Bach na qual ele revela uma enorme maturidade expressiva e também espiritual. Mais do que a celebração de um ritual fúnebre trata-se de uma meditação sobre a imprevisibilidade da morte, a necessidade de estarmos preparados para esse momento, a sua inevitabilidade, a união da alma com Jesus após a morte e, finalmente, a celebração desse momento. Este espaço é demasiado curto para descrever todos os recursos expressivos utilizados por Bach nesta magnífica cantata.
Programa 
D. Buxtehude 
Mit Fried un Freud ich fahr dahin 
D. Buxtehude - Eins bitte ich vom Herrn
Intervalo
J.S. Bach - Cantate BWV 106 - Actus Tragicus