Escola e instrução - por Eliandro Santos

Vivemos na era da informação, onde obter conhecimento nunca foi tão fácil. Basta possuir um qualquer “gadget” que nos permite aceder à internet e conseguimos saber um pouco sobre música, ciência, matemática… Para além disso temos acesso a Bibliotecas muito bem equipadas com vários materiais.
Terá o conhecimento obtido dessa forma alguma relevância? Será a autodidaxia realmente boa, ou a escola como conhecemos continua a ser o melhor meio de obtenção de conhecimento? Vamos então ver o que torna a escola o método mais eficaz para obter instrução.
Na escola cria-se um clima propício à aprendizagem, visto ser uma instituição com um fim bem definido e que para alcançar esse mesmo fim usa vários recursos e materiais. Como nos indica a palavra schola, da qual escola surgiu, que significa espaço dedicado apenas e só ao estudo.
Além disso, o contacto com pessoas da mesma faixa etária que se encontram na mesma situação e compartilham as mesmas dúvidas, questões e objetivos constitui uma mais-valia no processo de educação. Tudo isso permite alcançar o progresso e o conhecimento, uma vez que os jovens adquirem competências que serão fundamentais na vida adulta.
Já há muito tempo que existe o reconhecimento da necessidade da educação dos jovens. Numa primeira fase esse processo era da inteira responsabilidade dos pais, que em casa transmitiam conhecimento e valores aos filhos. Mas esse modelo tornou-se incompatível com o desenvolvimento das sociedades e foi posto de parte.
O conceito de unir estudantes num local designado à aprendizagem remonta à antiguidade clássica, visto que se inferiu a necessidade de compartilha de experiências para melhorar o processo de instrução. Esse modelo foi recuperado com o surgimento das sociedades mais complexas e os conteúdos lecionados passaram a ser redigidos por corpos de docentes e ministérios, que asseguram o rigor científico dos conteúdos lecionados e a equidade no processo de ensino.
Podem até mesmo afirmar que a autodidaxia seja um bom modo de obter conhecimento já que o acesso à informação hoje em dia é mais facilitado e a obtenção de conhecimento pela experiência sempre resultou, contudo, a informação obtida tem de ser assimilada para se tornar benéfica e só no ambiente escolar isso é possível.
A escola garante a qualidade e equidade do ensino, visto ser uma instituição com muitos anos e bem direcionada quanto aos objetivos que pretende cumprir. A assimilação de conhecimentos que ocorre no ambiente escolar está associada à criação do saber autónomo em que o indivíduo consegue criticar e organizar o conhecimento. Isso sim é progredir no saber!
Eliandro Santos, 11º ano de escolaridade (tpc a propósito do texto argumentativo)