O mundo de Sofia - livros indispensáveis

O Mundo de Sofia é um romance filosófico que nos conta a história da Filosofia ao longo dos tempos.
A personagem principal desta história é Sofia Amundsen, uma estudante, prestes a fazer quinze anos. Certo dia, Sofia começa a receber cartas anónimas e inicia, assim, um curso de Filosofia por correspondência. O seu professor, Alberto Knox, é um homem de meia-idade que, no desenrolar da diegese, se torna o seu melhor amigo.
Através deste curso de Filosofia, Sofia viaja até seiscentos anos antes de Cristo, onde encontra os primeiros filósofos e, a partir daí, segue o rumo da história dos Homens e o evoluir da mentalidade e do pensar filosófico. Ao mesmo tempo que o curso de Filosofia se vai desenvolvendo, Alberto e Sofia vão-se apercebendo da existência de outra realidade para além daquela em que vivem, pois Sofia recebe, desde o início das suas lições, postais vindos do Líbano, enviados por um contingente da ONU, Albert Knag, à sua filha, Hilde, e que este sabe de tudo o que se passa nas suas vidas.
O professor de Filosofia e a sua aluna apercebem-se, então, que fazem parte do imaginário de Albert Kang e que a sua realidade não passa de uma história escrita pelo major para a sua filha Hilde como presente de aniversário, pelos seus quinze anos, feitos no mesmo dia que Sofia.
Hilde recebe, então, no seu dia de anos, o grande dossier com a história de Sofia e Alberto e da sua grande aventura pela Filosofia.
Aparecem, entretanto, na mesma realidade de Sofia Amundsen e Alberto Knox, personagens como Adão e Eva, Noé, Capuchinho Vermelho e Winnie The Pooh, todas elas criadas um dia por alguém que lhes era superior e lhes restringia a existência a uma simples história, dando, ao mesmo tempo, lições de moral a Sofia e, portanto, a Hilde.
No final, Sofia e Alberto “libertam-se” da história escrita pelo major, e continuam a viver numa realidade paralela à da existência de Hilde e Albert Knag, observando-os, quando Albert chega do Líbano. Hilde sente que Sofia está ali, com ela e com o pai, enquanto este lhe conta a história do Universo.
in novosnavegantes.blogs.sapo.pt