O Problema do conhecimento - pressupostos

O problema do conhecimento pode ser considerado um dos temas centrais da Filosofia. Qual a perspectiva peculiar, própria da investigação epistemológica? Centremos a atenção na noção de episteme, da qual deriva o termo Epistemologia. Tradicionalmente episteme tem sido traduzida por 'conhecimento'. No entanto, rapidamente se comprova como as discussões filosóficas em torno da episteme - reportando-nos à tradição clássica da filosofia platónica e aristotélica - se revelam peculiares e não coincidentes com a tradução do termo grego simplesmente por 'conhecimento'. Na tradição platónica, a discussão sistemática em torno de episteme no Teeteto, uma vez estabelecido que esta não é percepção nem simplesmente opinião verdadeira, põe o problema de saber o que é necessário acrescentar à opinião verdadeira para que esta constitua episteme. E esta é a questão mais comum a partir da qual partem muitas das actuais exposições básicas da Epistemologia: poderia definir-se, neste sentido como o estudo da justificação da crença ou opinião. "Quais as crenças que são justificadas ou fundamentadas e quais não o são?", "Qual a diferença entre conhecer verdadeiramente, e ter uma mera crença ou opinião verdadeira?" "Qual a relação entre crer e conhecer?", "Porque é que pensamos ou cremos que p ?" seriam perguntas centrais da epistemologia.
 A definição proposta - o estudo da justificação ou fundamentação da crença - parece, no entanto demasiado restritiva, pois qualquer outro estado cognitivo que não o da crença verdadeira justificada, ficaria fora das suas fronteiras: a dúvida, conjectura, probabilidade, interrogação constituem estados cognitivos de indubitável interesse para a epistemologia. Não há dúvida que o problema da justificação ou fundamentação da mera crença verdadeira é fulcral na epistemologia, mas não é o único. O conhecimento é tradicionalmente, desde Platão, caracterizado como crença justificada, mas é o próprio processo cognitivo que carece, ele próprio, de uma justificação, que pressupõe a elucidação da questão originária sobre o que é conhecer.
in ler.letras.up.pt