Ética e convivência humana


Falar de ética é falar de convivência humana. São os problemas da convivência humana que geram a necessidade da ética. Há necessidade de ética porque os seres humanos não vivem isola­dos; e os seres humanos convivem não por escolha, mas por sua constituição vital. Há necessi­dade de ética porque há o outro ser humano. 
Mas o outro, para a ética, não é apenas o outro imediato, próximo, com quem convivo, ou com quem casualmente me deparo. O outro está presente também no futuro (temporalidade) e está pre­sente em qualquer lugar, mesmo que distante (espacialidade). 
O princípio fundamental da ética é este: o outro é um sujeito de direitos e a sua vida deve ser tão digna quanto a minha deve ser. O fundamento dos direitos e da dignidade do outro é a sua pró­pria vida e a sua liberdade (possibilidade) de viver plenamente. As obrigações éticas da convivência humana devem regular-se não apenas por aquilo que já temos, já realizámos, já somos, mas também por tudo aquilo que poderemos vir a ter, a realizar, a ser. As nossas possibi­lidades de ser são parte de nossos direitos e de nossos deveres. São parte da ética da convivência. 
A atitude ética é uma atitude de amor pela humanidade. 
in scielo.oces.mctes.pt