Ética e política

A política é a acção humana que deve ter por objectivo a realização plena dos direitos e, portanto, da cidadania para todos. O projecto da política, assim, é o de realizar a ética, fazendo coincidir com ela a realização da vontade colectiva dos cidadãos, o interesse público. A função ética da política é eliminar, por um lado, os privilégios de poucos e, pelo outro lado, as carências de muitos, instaurando, deste modo, o direito para todos.
São inegáveis os aperfeiçoamentos das instituições políticas em Portugal, ao longo da nossa História. Mas são inegáveis, igualmente, as traições de uma parte da classe política contra essas instituições e contra o mandato que lhes foi confiado.
Requer-se, pois, o exercício da cidadania activa e criativa, tanto pelos políticos como pelos cidadãos, reforçando-se e aprimorando-se as instituições políticas, fazendo-as valer de direito e de facto. A cidadania activa, como luta pelos próprios direitos e pelos direitos de todos, é o exercício quotidiano da ética na política.
in scielo.oces.mctes.pt