Outros equívocos em torno da ciência

EQUÍVOCO: A ciência contradiz a existência de Deus.
CORRECÇÃO: Como alguns indivíduos (tanto dentro como fora da ciência) declaram estridentemente as suas convicções, é fácil ter a impressão de que a ciência e a religião estão em guerra. Na realidade, pessoas de muitas fés e níveis de conhecimentos científicos diferentes não veem nenhuma contradição entre a ciência e a religião. Porque a ciência lida apenas com os fenómenos e explicações naturais, não pode apoiar ou contradizer a existência de entidades sobrenaturais — como Deus. 

EQUÍVOCO: A ciência e a tecnologia podem resolver todos os nossos problemas.
CORRECÇÃO: Os feitos realizados através da aplicação do conhecimento científico são verdadeiramente surpreendentes. A ciência tem-nos ajudado a erradicar doenças mortais, a comunicar com pessoas de todo o mundo, e a construir tecnologias que facilitam as nossas vidas todos os dias. Mas em todas as inovações científicas, os custos devem ser cuidadosamente ponderados em relação aos benefícios. E, claro, não há nenhuma garantia de que existam soluções para alguns problemas (por exemplo, encontrar uma vacina contra o HIV) — embora a ciência possa ser capaz de nos ajudar a descobrir a solução se ela existir. Além disso, algumas preocupações humanas importantes (por exemplo, algumas questões espirituais e estéticas) não podem de todo ser abordadas pela ciência. A ciência é uma ferramenta maravilhosa para nos ajudar a entender o mundo natural, mas não é uma panaceia para todos os nossos problemas.

EQUÍVOCO: A ciência é uma actividade solitária.
CORRECÇÃO: Quando os cientistas são retratados em filmes e programas de televisão, estão muitas vezes embrenhados em laboratórios silenciosos, sozinhos com os seus tubos de ensaio borbulhantes. Isso pode fazer a ciência parecer solitária. De facto, muitos cientistas trabalham em laboratórios ou estações de campo repletos de actividade, rodeados por outros cientistas e estudantes. Os cientistas frequentemente colaboram uns com os outros em estudos, orientam os cientistas menos experientes, e simplesmente conversam sobre o seu trabalho durante o café. Até mesmo aqueles poucos cientistas que trabalham completamente sozinhos dependem de interacções com o resto da comunidade científica para examinar o seu trabalho e obter ideias para novos estudos. A ciência é um empreendimento social.

EQUÍVOCO: A ciência é feita por "homens brancos, velhos."
CORRECÇÃO: Embora seja verdade que a ciência ocidental costumava ser dominada por homens brancos, isso já não é assim. A diversidade da comunidade científica está-se rapidamente a expandir. A ciência é aberta a qualquer pessoa que tenha curiosidade sobre o mundo natural e que queira ter uma abordagem científica nas suas investigações. 

EQUÍVOCO: Os cientistas são ateus.
CORRECÇÃO: Isto está longe de ser verdade. Uma pesquisa feita em 2005 sobre cientistas nas melhores universidades de investigação descobriu que mais de 48% tinha uma afiliação religiosa e que mais de 75% acreditava que as religiões transmitem verdades importantes. Alguns cientistas não são religiosos, mas muitos outros subscrevem uma fé e/ou acreditam em poderes superiores. A própria ciência é uma actividade secular, mas acolhe participantes de todas as crenças religiosas.

in saberciencia.tecnico.ulisboa.pt/