Debate - “Religião e História” com Fernando Rosas e José Eduardo Franco

Programa
20 de Março 2015
Albergaria-a-Velha

10h30
Cineteatro de Albergaria
“Educação, Ciência e Religião”
Estão convidados todos os alunos do ensino secundário.


21h15

Cineteatro de Albergaria
“Religião e História”
com Fernando Rosas e José Eduardo Franco
Aberto a todos os que se interessam pela temática (entrada livre)



"O projeto Palavras no Tempo recria estilos de comunicação e diálogo de outros tempos, contextualizados à nossa realidade, carente ainda de efetiva reflexão e debate, apesar do ruído dos media.
Este projeto tem a sua génese na obra Educação, Ciência e Religião, editada pela Gradiva, que, juntamente com a Universidade do Porto e o Centro Nacional de Cultura, patrocina a ideia.
São dinamizadas várias conferências/debates, focadas regionalmente, com o apoio das respetivas câmaras municipais e das escolas da região.
Os temas em debate terão sempre presente a religião e a cultura, envolvendo o olhar reflexivo em várias áreas, perspectivadas por crentes e não crentes.
Tipicamente numa sexta feira de cada mês, haverá pela tarde uma sessão para jovens alunos, inspirada no livroEducação, Ciência e Religião (página).
Na noite do mesmo dia, pelas 21h15m, ocorrerá a sessão da noite, aberta a toda a comunidade, com temas como“religião e economia”, “religião e política”, “religião e literatura”, “religião e justiça”, etc.
Em alguns municípios, na semana anterior às sessões principais, realizar-se-á o evento «razões de (des)crença», em colaboração com as paróquias locais.
No final de cada ano será publicado pela Gradiva o livro “Palavras no tempo”, que sintetiza o essencial das exposições/debates desenvolvidos. O incentivo à leitura, aliás, como insubstituível veículo de promoção cultural, estará sempre presente com a disponibilização dos livros dos conferencistas convidados ou por si recomendados, a propósito de cada tema.
O périplo de 2014-2015 teve início na zona centro do país.
A Lista das Conferências encontra-se aqui.
Tudo são pretextos de conversa. O cerne deste projeto é esse mesmo, dialogar, com este alibi da crença e da não crença. Thomas Halik diz bem que a crença e a não crença são dois olhares arriscados sobre o mesmo mistério e, quando nos abrimos, sentimo-nos muito mais próximos uns dos outros, sem rótulos…"
in http://pnt.up.pt/