
Robôs voadores, diminuir os custos de biocombustível de algas, ajudar a tratar o cancro, remédios antigripais e a relação da canela com o alzheimer. São apenas alguns exemplos das ideias finalistas de anos anteriores. Provenientes de vários continentes, tiveram a oportunidade de desenvolver as suas ideias e dar-lhes um uso prático com a ajuda de profissionais.
Existem vários tipos de prémios como o “Tecnólogo do Google” para quem tenha o potencial de “mudar o mundo”, como anuncia o site, através de ideias da ciência da computação ou da matemática. O premiado recebe metade do valor do prémio principal para lançar o seu projecto e um ano de ajuda de um "googler".
Para quem se destacar na área das ciências naturais, viaja dez dias ao Arquipélago de Galápagos com direito a ver de perto espécies marinhas e tem acesso a ilhas desertas.
Se achas que és capaz de solucionar problemáticas relacionadas com engenharia, este desafio é para ti – tens a oportunidade de viajar à sede do LEGO Groupe conhecer a empresa, na Dinamarca. Não é tudo. O vencedor também terá a ajuda de um executivo da empresa para aprender a iniciar um negócio.
E para os amantes da fisica e do espaço a oferta é aliciante: uma tour pelo Mojave Air and Spaceport da Virgin Galactic, na Califórnia.
Se tens forma de resolver um problema ambiental, de saúde ou outro qualquer relacionado com o sítio onde vives, envia a tua proposta e podes ganhar 10 mil dólares e um ano de ajuda da Scientific American. Se tens entre 13 e 15 anos e uma boa ideia científica, a Google está disposta a investir 10 mil dólares em troca e um ano de ajuda para desenvolveres um projecto relacionado com a temática.
A Google Science Fair motiva os professores a mostrarem a iniciativa da Google para que os alunos ganhem espirito empreendedor. No site, disponibilizam planos de aulas (dependentes da faixa etária). Ao fazer com que o professor se torne no mentor do projecto, este também pode ser premiado numa categoria dedicada a isso mesmo – o prémio professor inspirador. Como recompensa, 10 mil dólares em recursos educacionais e um vale de metade do valor para a compra de produtos educacionais da LEGO Education. Os pais são incluídos no projecto através de partilha de conhecimentos – sem esquecer que o trabalho tem de ser organizado pelo filho.
As candidaturas à edição deste ano decorrem online até dia 18 de Maio.