Cinco mitos sobre vocação profissional

A vocação não é clara para todas as pessoas e é normal sentir algumas hesitações até descobrir a sua. Por vezes, elas começam logo na escolha do cursos, outras revelam-se apenas quando entra no mercado de trabalho.

MITO 1 - É PRECISO ESPERAR QUE A VOCAÇÃO SE REVELE
Há quem leve à letra o significado da palavra vocação (chamamento) e julgue que deve aguardar que esse momento chegue. Mas a vocação não surge num momento mágico, é algo que muitas vezes se desenvolve e se trabalha, até ser descoberta. Ela não é clara como água para todas as pessoas - há quem brinque aos médicos desde o infantário e maquilhe as amigas desde o liceu. Quem ainda não encontrou pistas, deve prestar atenção aos seus talentos, valores e propósito de vida para descobrir o que gostaria de fazer.

MITO 2 - A VOCAÇÃO SÓ SE DESCOBRE NO TERRENO
Quem assim pensa vai saltando de curso para curso, de emprego para emprego, sempre na esperança de finalmente descobrir o que gosta de fazer. E entretanto são infelizes porque fazem cursos e trabalhos que não lhes dão satisfação. Não é bem assim que a vocação se descobre na vida real. Mais uma vez é preciso parar para pensar e analisar aquilo para que tem jeito, que lhe dá gozo fazer, em que as pessoas elogiam a sua atuação. Pensar nisso é o primeiro passo. Não salte esta etapa.

MITO 3 - SÓ HÁ UMA PROFISSÃO CERTA PARA CADA UM
Isso podia ser verdade antigamente, mas já não o é hoje e muito menos será no futuro. Há estudos que preveem que os jovens da Geração Y poderão passar por 14 ocupações diferentes até ao fim da carreira. Mais do que profissões o que conta são as competências que sabe usar e as áreas em que se sente como peixe na água. Há quem prefira movimentar-se em ambientes mais lógicos, que podem incluir profissões nas áreas da matemática, estat+istica, economia. E há quem, por outro lado, se sinta mais à vontade na comunicação, vai poder escolher entre publicidade, jornalismo, marketing e talvez mesmo recursos humanos.

MITO 4 - DEVE CONTINUAR A ESTUDAR ATÉ DESCOBRIR A VOCAÇÃO
Há quem prefira ir fazendo mestrados em cima de mestrados com a desculpa de que ainda não descobriu a vocação. É claro que o saber não ocupa lugar, mas a menos que seja rico ou tenha pais ricos, adiar a entrada no mercado de trabalho pode atrapalhar a sua vida. Chegar aos 30 anos com uma licenciatura e três mestrados no currículo, mas zero de experiência profissional não será um grande chamariz para nenhuma empresa. Os cursos ajudam nas decisões sobre o rumo da carreira, mas experiências profissionais também devem ser tidas em conta. Uma boa forma de descobrir a vocação é fazer estágios, pois muitas vezes as pessoas descobrem que gostam de fazer coisas que nem sequer imaginavam.

MITO 5 - HÁ QUEM NÃO TENHA VOCAÇÃO PARA NADA
Não é assim, todas as pessoas têm vocação para alguma coisa. Pode não ser para nada onde se consiga um grande salário, mas de certeza que se fizer uma boa autoavaliação vai descobrir que há coisas que adora fazer, de tal forma que nem dá pelo tempo passar. É para isso que tem vocação.
in xpresso.sapo.pt