Dia de África

Os números e o tempo falam por tudo quanto existe neste mundo, incluindo a África que ocupa o terceiro lugar em extensão depois da Ásia e das Américas, cobrindo um espaço de cerca de trinta milhões de quilómetros quadrados, correspondente a 20% das terras emersas. Essas terras emersas onde a glória e a dor se desenham, onde a História como agência reitora da Humanidade relegou-nos o 25 de Maio.
Cada 25 de Maio constitui sempre um momento de se reter o presente, rever o passado e preparar o futuro do continente africano. A retenção, a revisão e a preparação distinta destes esspaços, passa por um equilíbrio sereno a estabelecer como momentos de algazara e proposta de iniciativas para mudar e mudar o perfil deste espaço mãe de todos nós, nascido há milhares e milhares de anos com nome feminino tido finalmente por África. Em português, todos os continentes, são femininos, talvez por serem o torrão que gera homens e mulheres do nosso planeta. Mas sente-se na África aquele valor atroz feminino não só por ser o meu continente de Africano, mas por ser sem cinismo o berço da humanidade, onde todas as escavações paleotológicas relataram a origem e a idade dos seres humanos.
No entanto essa mãe de todos nós gostaria de assistir num mundo globalizado segundo os passos da Histósria o cumprimento tão necessário dos Objectivos do Milénio, que os homens e mulheres de África e de outros continentes agrupados numa Organização chamada Nações Unidas, decidiram dar corpo como compromisso, baseado naquilo que assumiram ser os valores fundamentais e essenciais para as Relações Internacionais no século XXI, nomeadamente, seriam a Liberdade, a Igualdade, a Solidariedade, aTolerância, o Respeito a Natureza e aResponsabilidade Comum. Sobretudo na Reponsabilidade Comum e através de uma Parceria Mundial deveríamos ter uma consideração especial pela África de norte ao sul, de leste ao oeste, comungando a africanidade na procura da Paz e da Concórdia. Mas, no meio dessa reflexão festejemos mesmo assim, como dizem os nossos irmãos e vizinhos Angolanos. Viva a África o continente de todos nós.

In http://www.telanon.info/cultura