"Sobre Ética e Economia" - Amartya Sen

Numa época em que tudo parece estar subordinado aos valores materiais e os grandes interesses económico-financeiros parecem determinar os destinos dos povos, pode ser importante refletir sobre as relações entre a ética e a economia.
No seu livro "Sobre Ética e Economia" (Almedina), o filósofo e economista indiano Amartya Sen analisa as origens da economia.
Segundo Sen, "a economia teve duas origens muito diferentes, ambas relacionadas com a política, mas de maneiras diferentes, ligadas respetivamente, por um lado, à "ética" e, por outro, àquilo a que se pode chamar "engenharia" (...).
A primeira das duas origens da economia, relacionada com a ética e com uma visão ética da política, aponta assim para algumas tarefas incontornáveis da economia. (...) A outra origem, relacionada com a abordagem da "engenharia", é caracterizada pelo facto de se focar principalmente em questões logísticas e não nos fins fundamentais ou em questões como o que pode promover "o bem do homem" ou "como devemos viver". Os fins são vistos como já dados e o objetivo do exercício é encontrar os meios apropriados para os servir." 
Carlos João da Cunha Silva in agora-m.blogs.sapo.pt