Filosofia da pedagogia/pedagogia filosófica

A pedagogia é a arte de ensinar, daqui que seja incompreensível que haja professores sem formação pedagógica, ou melhor, sem "pedagógicas", mas infelizmente são aos milhares.
A prática pedagógica é o "ensinar a ensinar", ou seja são os "seniores" a ensinar aos "juniores".
Há, no entanto, e deve haver, uma "filosofia" da pedagogia, ou seja, uma certa forma de ensinar que tem muito que ver com o "carácter nacional" que se quer "imprimir" ao ensino e, sobretudo, que o "caracteriza" e é literalmente, a sua marca. Mas então o que é uma "pedagogia filosófica"? É, no fundo, a "fantasia" com que "pintamos" a pedagogia, o que já implica uma "filosofia" de vida a que "imprimimos" um pouco das características portuguesas, que queremos, e devemos preservar, mantendo-as vivas.
É um trabalho que sai do (nosso) espírito e do (nosso) coração, já que o ensino é uma obra de verdade e de amor, e isto é feito por milhares de docentes, do nosso País, obedecendo apenas à sua consciência e ao seu nacionalismo, sem esperar por qualquer recompensa, que não seja, educar homens e mulheres, preparados, para fazer progredir o País rumo ao crescimento e ulterior desenvolvimento.
E é esta "filosofia da pedagogia" que inclusive permite aos "docentes" do nosso País, resistir às "agruras" e aos "escolhos" por que vão passando e que têm de remover, respectivamente, para poder cumprir a sua missão que, hoje, assume um carácter quase "sagrado" perante tanta adversidade, incompreensão e ingratidão por parte de quem tutela.
Uma política educativa sem uma pedagogia baseada, e fundamentada, numa filosofia pedagógica não assegura uma transmissão de conhecimentos com rigor, com racionalidade e ainda de uma forma inteligível e inteligente, evitando um tipo de ensino sem vivacidade, sem rigor e recorrendo, e abusando, apenas da memória.
Mário Bacelar Begonha in dn.pt