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Empresas e responsabilidade social

O que é então a ética da empresa e em que medida pode liderar o sentido da responsabilidade social? A empresa, lugar de origem de múltiplos relacionamentos, reflecte as alterações de comportamento dos indivíduos face às instituições tradicionais anteriormente responsáveis pela formação da sua identidade. A sociedade pós-moderna, ao determinar perda de influência das instituições tradicionais, faz emergir a empresa como centro do movimento social, incluindo-se neste contexto o plano económico. A empresa produz bens, é um difusor de saber e gera empregos, de modo que a forma de actuação das empresas influencia o comportamento dos indivíduos. Esta acção ultrapassa o âmbito directo da actividade empresarial quando o processo de influência atinge o plano das instituições políticas, expandindo a sua orientação à comunidade. A todos os níveis, as decisões das organizações empresariais interferem com os contextos comunitários. Por isso, importa observar a ética empresarial como um modo de actuação exigido pelo tempo actual e fonte de desenvolvimento futuro, o mesmo é dizer que o carácter, os valores e os ideais morais devem constituir um tema central de reflexão no âmbito da actuação empresarial, sobretudo se se considerar que as organizações empresariais constituem o paradigma das restantes organizações sociais do nosso tempo. Esta nova abordagem tem um sujeito nuclear: o líder empresarial. Sobre ele recai a responsabilidade de uma renovação social que hoje se entende indispensável à recuperação de valores tão esquecidos.

Carmen Maria Nunes Carraça in repositorio.ul.pt