Os problemas filosóficos - Luís Rodrigues (apontamento)

[...] filosofar é uma actividade natural, desencadeada pela nossa curiosidade ou, o que é mais frequen­te, pelo jogo entre a curiosidade e as necessida­des práticas. As necessidades impõem-nos proble­mas práticos imediatos, mas a nossa curiosidade exige respostas mais completas, que ultrapassam a solução desses problemas práticos. Esta exigên­cia está na origem da filosofia e da ciência.
O carácter espontâneo ou natural do filoso­far pode ser esclarecido pela lista de problemas filosóficos, que a seguir apresentamos. Estão agrupados em algumas das disciplinas ou áreas da filo­sofia e o nosso objectivo é apenas o de mostrar que essas áreas têm a sua raiz em problemas filosó­ficos comuns, de todo o cidadão.
Filosofia da Religião
Deus existe? O mal que há no mundo é compatível com a existência de Deus? Até que ponto a fé religiosa deve estar ao abrigo de discussão?
Ética ou Filosofia Moral
Há padrões morais comuns a todos os seres humanos? Ou todas as normas morais são relativas a grupos humanos? A pena de morte é moralmente aceitável? E o aborto? E a eutanásia?
Estética
O que é a arte? Como é que um objecto se torna artístico? Por uma propriedade desse objecto? Pela sensibilidade de quem o contempla?
Filosofia do Direito
O que é o Direito? O Direito é expressão de uma vontade comum? É a concretização (imperfeita) da ideia de Justiça? É instrumento de poder de alguns? Como se justifica a punição de um crimi­noso? Vingança? Protecção da sociedade? Recuperação?
Filosofia Política
O que é o Estado?
O Estado é um bem? É um mal menor? É necessário ou poderíamos dispensá-lo? Até onde deve ir o seu poder? Em que condições é legítimo um Estado intervir nos assuntos internos de outro Estado?
Filosofia do Conhecimento ou Epistemologia
O que é a verdade? Há verdade em matéria moral, política e religiosa ou ela só é possível nas ciên­cias da natureza? Ou nem mesmo nessas ciências encontramos verdades?
Ontologia e Metafísica
Que é a realidade? Uma pedra, o valor de uma mercadoria e um sonho são igualmente reais? Há critérios seguros para distinguirmos as aparências da realidade?
Estes são exemplos de problemas filosóficos e decerto já discutiste pelo menos alguns. As tentativas de resposta a tais problemas são teorias ou doutrinas filosó­ficas. Apresentadas as respostas, as teorias filosóficas, é preciso justificá-las ou cri­ticá-las. As afirmações com que pretendemos justificar ou criticar as teorias cons­tituem os argumentos filosóficos. Problemas, teorias e argumentos filosóficos são o essencial da Filosofia. O debate espontâneo é já o filosofar. A Filosofia aprofunda, de uma forma imaginativa, crítica e metódica, esse filosofar espontâneo.
RODRIGUES, Luís (2003). Filosofia – 10.º ano. Lisboa: Plátano Editora, páginas 14-15